Atualizado em 22 novembro, 2023 às 11:32

Foto: Envato

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) vai ampliar em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa e em 70% à de matemática do Ensino Médio a partir de 2024. Esta última, todavia, terá uma nova disciplina complementar: educação financeira.

Estas aulas, segundo a pasta – que devem ensinar, entre outros pontos, estudantes a aplicar o seu dinheiro e a não contrair dívidas -, não acontecerão somente no Ensino Médio, mas também para alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

De acordo com o secretário de Educação, Renato Feder, “a proposta é de que as aulas de educação financeira sejam ministradas de forma a atrelar ensino-aprendizagem com a realidade de cada aluno, de cada comunidade escolar”.

“Estamos estabelecendo um processo que não se limite a ensinar um estudante a aplicar o seu dinheiro, mas também a não se endividar. Temos excelentes iniciativas de escolas que, antes mesmo de inserirmos a educação financeira, já têm modificado a relação de suas comunidades com o tema”, justifica Feder.

As mudanças para 2024, de acordo com nota enviada à imprensa pela Seduc, atendem uma demanda de estudantes e professores da rede pública do Ensino Médio. A pasta ainda informou que incluirá aulas de geografia, história e física na 3ª série do Ensino Médio.

Segundo a Seduc, este ano o governo paulista, “optou por simplificar a oferta de itinerários formativos do Ensino Médio — de 12 para três itinerários formativos, incluindo o Ensino Técnico — e ampliar a carga horária das disciplinas de matemática, língua portuguesa, física, geografia e história”.

Educação financeira e outras mudanças

Para o aprendizado de língua portuguesa, a carga horária será alterada da seguinte forma, a partir de 2024:

Na 3ª série, será ampliada de duas para três aulas de língua portuguesa e outras duas de redação e leitura;
Na 2ª série, além das três aulas semanais, os estudantes terão outras duas aulas de redação e leitura;
Na 1ª série do Ensino Médio, as atuais cinco aulas semanais passarão para seis, contando com quatro específicas de língua portuguesa e duas de redação e leitura.

Já o aprendizado de matemática terá as seguintes mudanças:

Na 3ª série, os estudantes passam a ter três aulas (ante a duas oferecidas em 2023) e outras duas aulas de educação financeira;
Na 2ª série, serão mantidas as atuais três aulas, mais duas aulas de educação financeira;
Na 1ª série do Ensino Médio, serão cinco aulas de matemática e duas de educação financeira.

As disciplinas de física, geografia e história serão reintegradas à matriz curricular da 3ª série do Ensino Médio com duas aulas na semana para cada uma, em resposta à demanda de estudantes e professores da rede. Até 2023, estas três disciplinas não estavam contempladas na matriz curricular da 3ª série do Ensino Médio.