Lei Geral de Proteção de Dados exige cadastro para preservar informações pessoais

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inclusive com possibilidade de sanções desde o dia 1º, todos os usuários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) terão de cadastrar uma senha individual para acessar os serviços no Portal do Contribuinte/Beneficiário, como emissão de carteirinha digital.

De acordo com o Iamspe, novos serviços estão previstos futuramente. Um deles é o histórico de agendas médicas; outro, declaração de comparecimento. O acesso com senha será necessário para contribuintes e seus beneficiários. Para cadastrar a senha, o usuário deve clicar no botão “Primeiro Acesso”, disponível no Portal do Contribuinte/Beneficiário, e seguir as orientações. A partir de 16 de agosto, o procedimento poderá ser feito no aplicativo Iamspe GTI.

CARTEIRINHA COM QR CODE

O novo modelo da carteirinha do Iamspe tem um QR Code que facilita a identificação do contribuinte. Apesar da novidade, a versão antiga (impressa em plástico ou papel) continua aceita na rede própria e credenciada para todos os atendimentos, incluindo consultas, exames e etc.