Foto: divulgação

Valorização da carreira docente, de Márcia Regina da Silva, que tem mestrado em educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e especialização pela Universidade Federal Fluminense e Unicamp. Gradua em pedagogia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

 

Nos 30 anos de magistério público, sempre foi capaz de atuar de maneira comprometida e crítica em relação às políticas dos diversos governos estaduais. Essas experiências tornaram-se norte, mas também fundamentaram o estudo dos meandros da carreira do magistério com os avanços e retrocessos de políticas.

 

Nas linhas e entrelinhas da obra é apresentado o desenvolvimento histórico da carreira do magistério, em especial o paulista. A forma pela qual foi evoluindo o conceito de formação continuada na carreira e como foram se estabelecendo os mecanismos que incluíam essa formação como necessária para o fortalecimento do trabalho docente e a consolidação dessa formação na carreira.

 

É possível vislumbrar a formação continuada em seu tempo histórico e como ela foi moldada pela legislação que, muitas vezes, foi gestada na luta dos profissionais do magistério e pela pressão social. O texto perpassa nas entranhas da consolidação das políticas públicas nas diversas instâncias da federação, mostrando como elas foram fundamentais para que avanços ocorressem na política estadual.

 

É possível conhecer as diversas políticas implementadas, o contexto em que surgiu cada legislação, a importância que teve em cada momento, os avanços que ocorreram e a percepção dos docentes para cada uma das políticas.

 

O livro pode ser adquirido nas livrarias e por telefone (11) 9 8416-7271 ou e-mail: marciataboao@gmail.com.