São Paulo classifica quatro alunos para a final do gênero Crônica na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Foram conhecidos nesta quinta-feira (11) os 38 finalistas do gênero Crônica da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O estado de São Paulo classificou quatro alunos, das cidades de Piracicaba, Praia Grande, São Paulo e Teodoro Sampaio (confira a lista abaixo). A cerimônia de premiação foi realizada em Porto Alegre (RS) e reuniu 125 estudantes semifinalistas vindos de todo o País.

O gênero Crônica foi trabalhado por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio da rede pública. Em outubro foi realizada a semifinal da categoria Artigo de Opinião, em São Paulo. As duas últimas semifinais serão Memórias Literárias, para 7º e 8º anos; e Poemas, para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; respectivamente em Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Na premiação final serão revelados os cinco ganhadores de cada categoria.

O Programa objetiva aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. É realizado pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebeu mais de 170 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, além de 4.874 municípios.

Confira a lista dos finalistas de São Paulo:

Cidade

Aluno

Escola

Professor

Texto

Piracicaba

Ana Heloisa Milani Coelho

ETEC Cel Fernando Febeliano da Costa

Maria Rosa Briense de Oliveira

“O palhaço e o menino”

Praia Grande

Isabelly Cardoso da Silva

EM José Júlio Martins Baptista

Marta Karolina Rangel Kolonko

“O invisível à nossa vista”

São Paulo

Maria Eduarda Alves de Souza

EMEF Vinte e Cinco de Janeiro

Eleny Josue Fernandes da Cunha

“Colorindo o cinza”

Teodoro Sampaio

Leandro Manoel de Araujo

EMEF Pedro Caminoto

Eloisa Ferreira dos Santos

“Do café Pa notícia!!!”