Atualizado em 27 julho, 2023 às 10:50
O professor é o profissional que, ainda em casa, já inicia sua jornada de trabalho ao preparar a sua aula. É o profissional que chega antes de qualquer outro.
Não conhecemos, enquanto professores, a possibilidade que há em outras profissões, de deixar para depois, ou adiar, no todo ou em parte. Ou então pelo menos interromper, por pouco que seja, a execução de nossa tarefa de cada dia. A nossa é inadiável.
A ninguém importa a exaustão que nos consome. Os alunos estão à nossa espera, na sala de aula.
Há momentos que seria bom interromper, um pouco que fosse, tomar um café, trocar ideias e expulsar tensões. Mas, não é possível.
Em sala de aula, nos transformamos, descarregados das falhas, dos defeitos, e até mesmo das incertezas socioeconômicas, “acima de tudo, a responsabilidade que nos foi confiada”.
Deputado Eduardo Bolsonaro, a matéria-prima desse nosso trabalho benemérito, através do qual nos realizamos, é preciosa, é vida, é muito mais: é a natureza humana do jovem e da criança, cuja Educação nos foi confiada.
Acima do seu discurso rasteiro, desrespeitoso e até mesmo criminoso, estamos nós, professores, com a vitória silenciosa da semeadura, e o privilégio de trabalhar com o futuro. Não existe tempo ou espaço para o mal.
E você? O que semeias?
* Laismeris Cardoso de Andrade é secretária-geral da Diretoria Executiva do CPP e diretora da sede regional da entidade em São Bernardo do Campo
É preciso muita ternura e persistência…
A autora.!
Já fui associado do CPP. Em 30.08.20023 estarei completando 15 anos de aposentadoria. Mas, Professor mesmo depois de se aposentar continua sendo Professor. Enquanto não se aposenta, os Professores, normalmente respira Educação. As atividades do ser como são constantes, e muitas vezes, nem no próprio aconchego do lar, não somos compreendidos. Lembro algumas vezes, passava um sábado inteiro me preparando para a semana seguinte, e além de preparar aulas, havia também correção de provas, exercícios e trabalhos dos alunos, tinha que dar conta da manutenção do lar. Lembro como se fosse hoje, ao término do sábado, a esposa disse que o gás tinha acabado. Era só atravessar a rua e compra-lo, e foi o que fiz. Trouxe o butijão cheio, e retornei com o outro vazio, e estava encerrado o meu expediente daquele dia. O comércio era de um dos meus dez irmãos, e era um ponto de encontro de amigos que por vezes tomavam uma cervejinha ou refrigerantes. Um amigo ofereceu-me um copo de cerveja, e foi ainda no primeiro gole, entra a esposa, parece que por ciúmes, disse, referindo-se o local, deixa essa aí e vem pra casa que a janta está pronta. O dono do botequim, meu irmão, não gostou do que ouviu, e quis brigar. O outro que havia oferecido o copo de cerveja, entrou na questão com o tal, deixa disso! Deixa disso. Ah! Só contei uma pequena amostra dos tantos sufoco pelos quais passam os professores.
Só na teoria, só no discurso, só no palanque dos politiqueiros. Infelizmente cansei dessa fala ilusória. Cada governo carrega uma áurea negativa. Acabaram com a carreira.