Atualizado em 27 julho, 2023 às 10:50

Foto: Envato

O professor é o profissional que, ainda em casa, já inicia sua jornada de trabalho ao preparar a sua aula. É o profissional que chega antes de qualquer outro.

Não conhecemos, enquanto professores, a possibilidade que há em outras profissões, de deixar para depois, ou adiar, no todo ou em parte. Ou então pelo menos interromper, por pouco que seja, a execução de nossa tarefa de cada dia. A nossa é inadiável.

A ninguém importa a exaustão que nos consome. Os alunos estão à nossa espera, na sala de aula.

Há momentos que seria bom interromper, um pouco que fosse, tomar um café, trocar ideias e expulsar tensões. Mas, não é possível.

Em sala de aula, nos transformamos, descarregados das falhas, dos defeitos, e até mesmo das incertezas socioeconômicas, “acima de tudo, a responsabilidade que nos foi confiada”.

Deputado Eduardo Bolsonaro, a matéria-prima desse nosso trabalho benemérito, através do qual nos realizamos, é preciosa, é vida, é muito mais: é a natureza humana do jovem e da criança, cuja Educação nos foi confiada.

Acima do seu discurso rasteiro, desrespeitoso e até mesmo criminoso, estamos nós, professores, com a vitória silenciosa da semeadura, e o privilégio de trabalhar com o futuro. Não existe tempo ou espaço para o mal.

E você? O que semeias?

* Laismeris Cardoso de Andrade é secretária-geral da Diretoria Executiva do CPP e diretora da sede regional da entidade em São Bernardo do Campo