A participação do CPP em mais uma frente de luta: a construção dos planos de educação
Vivemos um momento importante em direção à escola pública de qualidade: a construção dos Planos de Educação. Em qualquer nível de governo, eles são referências que possibilitam estabelecer e consolidar as políticas e a gestão que aspiramos. São, também, um instrumento de avaliação e controle social das políticas educacionais e, fundamentalmente, são planos de política pública e não plano do governo de plantão.
O CPP, como não poderia deixar de ser, participa desse momento tão importante. Para nós, as conferências municipais, estaduais e a nacional são espaços de luta, diferente da praça pública, mas não menos importante. Todos os momentos de análise das questões que tratam da valorização dos educadores e da escola, realizadas em conjunto com a sociedade, com os pais, os estudantes e, é claro, os profissionais da educação, são fundamentais para o sucesso de nossas reivindicações.
Realizamos uma Conferência Livre pela TV CPP, durante o Encontro dos Professores Representantes de Escola, na qual analisamos o Eixo VI: Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. Recebemos muitas contribuições dos professores de todo o Estado, que foram sistematizadas e serão analisadas no próximo Encontro, dia 23 de agosto.
Esperamos que esse trabalho contribua para aperfeiçoarmos as propostas da nossa associação para a Educação, e possibilite mais um passo para alcançarmos, também, nosso objetivo que é um novo Plano de Carreira que atenda, de fato, às reivindicações de toda a categoria, os educadores que estão na ativa e, principalmente, os aposentados, tão injustiçados pelo plano atual (LC 836/97).
Opinião assinada pelo professor José Maria Cancelliero
Presidente do CPP