2015 foi desafiador em todos os aspectos. Porém, não hesitamos, em momento algum, em lutar pela dignidade e pelo valor dos profissionais da educação – donos de toda a carga de responsabilidade que nos cabe, como legítimos condutores do ensino de tantos brasileiros.

 

O portal CPP convidou o cantor, compositor, escritor e apresentador de televisão Ronnie Von, ícone da música popular brasileira, para opinar acerca da educação pública e da importância da música nas escolas.

Portal CPP: Este ano, o Jornal dos Professores chamou a atenção para a importância da música nas escolas públicas. Como compositor e cantor consagrado, em sua opinião, qual a consequência da ausência da música nas escolas brasileiras?

Ronnie Von:A música acompanha o homem desde os primórdios, ela conduz o homem para o bem, alimenta nossa alma e altera nosso estado de espírito; portanto vejo a música como algo vital para o ser humano. A ausência da música nas escolas brasileiras reflete na qualidade musical de nosso País que passa por uma fase caótica.

O que você gostaria de ver implantado nas escolas públicas que propiciasse a volta da música?

Uma reestruturação na grade escolar com aulas da história da música e técnica musical, por exemplo.

Como você enxerga a educação pública no Brasil?

Ela existe? A educação começa em casa, o aluno que chega à escola e não respeita o professor, que além de dedicar sua vida ao ensino é extremamente mal remunerado, dificilmente será uma pessoa de bem. Nosso País carece de educação e bons exemplos em todos os níveis.

Qual foi a professora que mais saudades deixou em suas lembranças?

Stella Trovão de Mello, a quem devo a sólida base de minha vida. D. Stella foi o norte de minha educação.

O número de admiradores de sua carreira e do seu trabalho entre os professores da rede pública paulista é imensurável. Qual a mensagem que você deixaria a estes profissionais, especialmente aos leitores do Jornal dos Professores?

Os professores são aqueles que nos ajudam a conhecer o mundo. Eles não só nos passam a dimensão do mundo, mas a profundidade dele. Por isso todo o meu respeito e admiração a esse profissional que faz tanto e muitas vezes não tem seu trabalho reconhecido como merece. Só tenho a agradecer e enaltecer a todos esses profissionais. Meu sincero obrigado!