As coordenadoras Mary Lizete e Katia Cassuchi e o vice-reitor Silvio Luiz Lofego ladeiam a palestrante Ayne Salviano em noite de homenagem às mulheres. Foto: divulgação

“O papel da mulher na sociedade é de luta, para conquistar seu espaço e para não ser violentada diariamente de diversas formas. A cada sete segundos uma mulher é violentada no país, com 13 mortes por dia”. A afirmação é da professora, jornalista e colaboradora do Jornal de Jales, gestora educacional da Damásio Educacional e Criar Redação, em Araçatuba Ayne Regina Gonçalves Salviano, convidada pela Unijales para falar aos alunos da graduação sob o tema “A mulher na atualidade: um debate necessário”.

 

O encontro foi na quarta-feira passada (11), na Sede Regional do CPP de Jales. Ela foi convidada pela professora Kátia Kassuchi, do Curso de Letras que foi sua aluna. Depois, a pedido dos coordenadores, o convite acabou se estendendo para outros cursos.

Na palestra procurou mostrar o papel da mulher na sociedade, conscientizando os estudantes de que a violência contra a mesma não se justifica, mesmo que isso tenha raízes históricas herdadas do patriarcado e seja uma questão de ideologia de gênero, com os machistas querendo que ela tenha menos importância que os homens.

Ensino
Ayne disse ser importante abordar esse tema com os alunos de graduação porque é um assunto que precisa ser discutido com pessoas de todas as idades e para a formação dos professores para que possam ensinar a importância da mulher ter seu espaço na sociedade.

Na palestra, Ayne também falou de feminismo, não no sentido machista,  mas como forma de dar empoderamento para as mulheres, com um discurso de empatia, de reconhecer na outra alguém que precisa ter uma parceria firme, pois o tratamento recebido pela sociedade é muito desigual, principalmente entre as negras e pobres.