Fotos: Leandro Silva

Imagine o Pavilhão do Ibirapuera lotado de estudantes rodeados por shows, palestras, coloridos estandes e variadas oportunidades para quem quer iniciar a vida profissional, mas ainda não fez a escolha certa. O Portal CPP estava lá, na abertura da 20ª edição da Feira do Estudante, a maior da América Latina, promovida pelo CIEE – Centro de Integração Empresa e Escola. Uma boa dica para esta sexta, sábado e domingo.
 

A infraestrutura impressiona. Criada para atender milhares de jovens em busca de estágio e de informações sobre capacitação profissional, a feira está à disposição durante três dias (26, 27 e 28) com apresentação de 100 palestras com especialistas em diferentes áreas que abordam temas relacionados às profissões, mercado de trabalho, empreendimento, seleção e recrutamento, eventos culturais, concursos e muitas atrações para um público sedento por informações. A expectativa dos organizadores é disponibilizar inscrições para cinco mil vagas de estágio e duas mil de aprendizagem.
 

Eduardo de Oliveira, superintendente do CIEE, acredita que esta é uma grande oportunidade para os jovens prepararem-se para o mercado de trabalho. “Acho que nesta edição haja mais público. Creio que os jovens, em função da crise, têm esperanças em buscar uma carreira, em conhecer o que existe no mundo corporativo, nas instituições de ensino, e preparar-se para o mercado de trabalho. Aqui eles têm essa oportunidade. E sem custo algum”, afirma.
 

O evento é grandioso. São 70 estandes de instituições de ensino, empresas e órgãos públicos que oferecem serviços e novidades em cursos e carreiras. Se o visitante quiser evitar filas, basta fazer a inscrição pela internet.
 

Gabriela Maria dos Santos, estudante de uma escola estadual em Itaquera, escolhia as publicações com todas as informações. “Fiquei sabendo do evento por meio do meu primo. Estou em busca da oportunidade de Jovem Aprendiz. Pode ser em qualquer área. Mas o meu sonho é fazer medicina.”
 

Os expositores espalham-se por todo o espaço com milhares de informações para atender o público que lota o Pavilhão do Ibirapuera. Eduardo Murin, diretor do CNA, além de enfatizar a importância do inglês no exigente mercado de trabalho, destaca facilidades para o público jovem contar com o idioma estrangeiro. “Oferecemos geração de vários empregos nas nossas 600 escolas e, paralelamente, ministramos minicursos e palestras do idioma, imprescindível atualmente, além de bolsas de estudos”.
 

Serviço
20ª edição da Feira do Estudante
Dias 26, 27 e 28 de maio
Horário: das 9h às 19 h
Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera