Além de nutrir o corpo, alguns alimentos podem aprimorar o processo de aprendizagem, raciocínio e foco

Não é segredo que uma alimentação saudável pode contribuir para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde. Diante disso, diversos estudos surgiram trazendo alguns alimentos com poder comprovado nas funções cerebrais com a melhora da concentração, produtividade, memória e foco.

Os cuidados com a alimentação também podem ajudar a prevenir doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, além da piora das patologias psiquiátricas como depressão e ansiedade. Confira agora o que deve fazer parte do seu cardápio para melhorar as habilidades cognitivas.

Especiarias e ervas:  além de deixar a comida mais saborosa, algumas especiarias como o açafrão, a canela e o gengibre podem dar um boost a mais no cérebro. O açafrão contribui para a melhora da atenção e do processo de  cognição em geral. A canela melhora a memória, sendo indicada para pessoas distraídas e com pouco foco. Já o gengibre atua no combate do estresse oxidativo diminuindo os danos dos neurônios.

Vitaminas do complexo B: contribui para a melhora da memória, além de auxiliar na comunicação e no desenvolvimento dos neurônios. Os alimentos com maior presença dessas vitaminas são brócolis, peixes, ovos, aveia, cereais integrais, feijão, amêndoas, abacate, vegetais verdes, verduras e legumes.

Ômega 3: é um ácido graxo que auxilia a saúde do cérebro ao melhorar a concentração, memória e o aprendizado em geral ao favorecer a comunicação entre os neurônios. O ômega 3 pode ser encontrado em linhaça, chia, nozes, amêndoas, leguminosas e alguns peixes de água salgada como a sardinha.

Colina: a colina é um nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas, que podem melhorar a memória, o aprendizado e as habilidades cognitivas. Ela pode ser encontrada em ovos, frutos do mar, soja e brócolis.

Cafeína: a cafeína é um estimulante cerebral, encontrado no café, chá verde, chocolate e suplementos energéticos. A substância traz muitos benefícios ao cérebro, como aumento da atenção e combate à fadiga mental, além de ativar o sistema de alerta.

TCM: os triglicerídeos de cadeia média são uma espécie de combustível natural para o cérebro encontrado principalmente no óleo de coco. O ingrediente está cada vez mais presente no mercado de suplementos por ser fonte de energia de rápida absorção e assimilação pelo organismo podendo aumentar o rendimento mental e físico.

Pesquisas indicam que ele também é capaz de evitar o progresso de doenças degenerativas, como o Alzheimer.  Inclusive, um estudo recente publicado no Clinical Nutrition Journal sugere que o TCM tem um efeito positivo na capacidade cognitiva de pacientes com Alzheimer, no grau leve a moderado. Apesar de serem necessários mais dados  para a comprovação efetiva, parece que a ação positiva está relacionada à produção de corpos cetônicos – substâncias geradas pela metabolização do TCM e que servem de energia para o cérebro, por uma via diferente da glicose.

Informações enviadas pela A Tal da Castanha – filosofia pautada em pureza e simplicidade. Referência entre as marcas clean label do Brasil e faz parte da seleta lista de empresas B, um grupo global de organizações comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.