Casa do Saber. Em tempos de isolamento, aulas online. Foto: Divulgação

Casa do Saber abre sua plataforma de cursos online sem custo, mas há outras opções pelo Brasil e até nos EUA

 

Para preencher a nova rotina em tempos de isolamento, o professor de redação Pedro Oliveira, de 24 anos, começou a buscar cursos online com temas variados, de literatura e astronomia. “A premissa é identificar bons professores e daí buscar uma opção disponível”, diz. Cursos online encurtam distâncias e fronteiras, e permitem que pessoas como Pedro, que mora em Salvador, possam participar de opções criadas em outras cidades. A Casa do Saber, instituição que promove debates e workshops em São Paulo abriu gratuitamente, por 30 dias, seu serviço on demand, desde o dia 18, em razão da pandemia do novo coronavírus. São mais de 120 vídeos disponíveis.

 

Prato cheio para Pedro, que foi um dos 100 mil novos cadastrados na plataforma. “A satisfação é imensa em poder ajudar as pessoas com conhecimento de qualidade e sobreviver a um período difícil”, diz Mario Vitor Santos, jornalista e um dos fundadores da Casa do Saber.

 

Mario Vitor media debates diários sobre assuntos relacionados à covid-19, sempre às 20h, em transmissões ao vivo. São conversas que tentam abordar o problema de forma interdisciplinar, com especialistas. Os assuntos vão desde temas cotidianos, como de que forma a periferia é afetada pelo vírus, até temas mais reflexivos, como a dimensão filosófica da vida em sociedade.

 

O Google também abre conteúdos durante o período de quarentena. Essa semana, a empresa lançou o site Em Casa, com dicas e sugestões de como trabalhar em casa, planejar atividades e estudar – com material para quem quer se preparar para o vestibular no YouTube Edu. Para quem planeja dar aulas online, a plataforma liberou acesso para o uso do GSuite Educacional, que permite transmissão ao vivo para até 100 mil espectadores.

 

O acesso ao saber de forma virtual pode ser encontrado fora, mas também dentro da academia. A USP, por exemplo, oferece cursos  de livre acesso. A universidade de Harvard, nos Estados Unidos, atualizou o catálogo de aulas gratuitas. Separamos algumas opções sem custo:

 

Filosofia e Pensamento, com Franklin Leopoldo e Silva, na Casa do Saber. Essa é uma dica do próprio diretor da Casa do Saber, Mario Vitor. Franklin é professor titular aposentado de história da filosofia moderna e contemporânea da USP, e, nesta masterclass, explica conceitos fundamentais da filosofia. São sete episódios que, somados, dão poucos menos de 1 hora. Acesse o link.

 

A Saga da Humanidade, com Walter Neves, no Canal da USP. O Canal USP, no YouTube, é uma das três plataformas de aulas online da universidade (E-aulas e Coursera são as outras). Neste compilado de 12 aulas, com duração de 10 minutos, o bioantropólogo Walter Neves conta o caminho da evolução humana até o aparecimento do homo sapiens.

 

Fundamentos das Relações Internacionais, com Paula Vedoveli, na FGV Online. A professora do núcleo de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas Paula Vedoveli conduz o curso introdutório para quem quer entender mais sobre geopolítica. Nele, que tem carga horária de 30 horas (com certificado), dá para aprender mais sobre as principais causas da guerra e da paz nos países e a dinâmica do sistema internacional. Acesse o link.

 

História do Brasil, com João Paulo Pimenta, na Univesp. A Universidade Virtual de São Paulo (Univesp) oferece algumas de suas aulas, de forma gratuita, em seu canal no YouTube. Por lá, há assuntos dos mais variados: de física a direito penal. As aulas de história do Brasil duram cerca de 50 minutos e falam dos principais temas ao longo dos mais de 500 anos da descoberta do País pelos europeus. Link.

 

Justice, com Michael Sandel, em Harvard. Um dos cursos mais conhecidos da célebre universidade americana, ensina fundamentos da filosofia política, entendimento sobre justiça social e justiça criminal, assim como o uso da filosofia para a compreensão de assuntos modernos. O curso está disponível apenas em inglês e dura 12 semanas. Link.

 

Migrações Forçadas e Refugiados: Perspectivas Teóricas e Aplicadas das Ciências Sociais. A Universidade Aberta de Portugal ministra o curso gratuito para discutir os processos migratórios. Ele é dividido em cinco tópicos, que avaliam o tema pela perspectiva da psicologia, do direito, do serviço social, das relações internacionais e da atualidade.

 

Introdução à Análise Macroeconômica, com Roseli Silva, no Coursera. A USP oferece curso de macroeconomia para entender os principais assuntos discutidos na área, de uma forma mais simples e bem didática. Link.