A Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, abre inscrições para o processo seletivo 2021 para ingresso de estudantes nos cursos de formação e de especialização musical. Os cursos são todos gratuitos e os interessados podem se inscrever até 15h do dia 14 de janeiro.

Destinados a estudantes que buscam aprendizado focado na prática de canto e instrumentos variados, como violino, harpa, saxofone, trompete, flauta, guitarra, bateria, acordeão, entre outros. Os cursos de formação são divididos em três ciclos, tendo cada um os seguintes limites de idade: até 13 anos para o 1º ciclo; até 16 anos para o 2º ciclo; e até 21 anos para o 3º ciclo.

Já os cursos de especialização correspondem ao 4º ciclo. Nesta modalidade são oferecidos cursos nas áreas de composição, regência coral, música antiga, academia de ópera e prática instrumental avançada (erudito e popular). 

As duas modalidades são independentes, assim como seus ciclos, não sendo necessário que o aluno tenha feito os ciclos anteriores para poder se inscrever no desejado. Ao candidato, basta ter os conhecimentos necessários exigidos no edital para concorrer. 

Também estão abertas as inscrições para ingresso de bolsistas nos grupos artísticos ligados à EMESP Tom Jobim, são eles: Banda Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e Orquestra Jovem Tom Jobim. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da EMESP Tom Jobim. O candidato encontra também no site o edital com todas as informações necessárias para inscrição, cronogramas e conteúdos programáticos. 

Cronograma:

Até 14/01/2021 (até 15h – horário de Brasília): Período de Inscrições para o Processo Seletivo 2021

20/01/2021 – Publicação da lista de candidatas(os) inscritas(os) no Processo Seletivo 2021 para participação na prova da 1ª fase (análise do vídeo enviado no momento da inscrição)

28/01/2021 – Divulgação da lista de candidatas(os) aprovadas(os) na 1ª fase do Processo Seletivo 2021, com a convocação para a 2ª fase, locais, datas e horários das provas;

01 a 20/02/2021 – Realização das provas de 2ª fase do Processo Seletivo 2021;

24/02/2021 – Divulgação da lista de candidatas(os) classificadas(os) na 2ª fase do Processo Seletivo 2021. As(os) candidatas(os) classificadas(os) como aprovadas(os) serão convocadas(os) para preenchimento imediato de vagas remanescentes e as(os) classificadas(os) como suplentes, integrarão uma lista de espera.

25 e 26/02/2021 – Período de matrículas para os(as) candidatos(as) classificados(as) como aprovados(as) e convocados(as) para as vagas remanescentes disponíveis nos Cursos e Programas de 2021 da EMESP Tom Jobim.

01/03/2021 – Início das aulas para as(os) alunas(os) convocadas(os) e matriculadas(os).