Professora do curso de Fonoaudiologia da Braz Cubas fala ao Portal CPP sobre os cuidados que os pais devem ter para estimular corretamente a fala dos pequenos

Depois que as crianças começam a caminhar a etapa seguinte é o desenvolvimento da fala, que costuma acontecer um pouco depois, porém, algumas crianças apresentam um atraso.. Os motivos são vários, mas a intervenção dos pais, dos professores ou responsáveis pela creche no processo deve ser essencial para o estímulo dos pequenos.

Segundo a professora do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Braz Cubas, Vanessa Falbo Simões Mariano, o esperado é que a criança comece a falar por volta dos dois anos de idade. Porém. antes disso, muitas coisas  acontecem no desenvolvimento que culminam na fala propriamente dita. “Desde a atenção aos sons, quando a criança escuta as pessoas e passa a reproduzir a melodia da fala, mostra o início do desenvolvimento de linguagem”, explica Vanessa.

Existem diversas formas de estimular a linguagem apenas com mudanças de atitude, sem  exigência de materiais específicos, como por exemplo conversar dando uma atenção bem direcionada, respeitar o tempo de elaboração das respostas, contar histórias e cantar músicas. Todas podem ser consideradas ótimas formas de estímulo da linguagem das crianças.

Para Vanessa, o uso de telas como TV, computadores e smartphones são contraindicados: “Enquanto a criança está fazendo o uso de telas deixa de interagir com o outro e tende a não se comunicar de forma expressiva e precisa. A fala se desenvolve por meio do uso proficiente, das interações, desde as mais simples até às mais complexas. Nós mudamos nosso discurso conforme o interlocutor e por mais interativo que seja um aplicativo ou um desenho, nada substitui o contato com o outro, a percepção do contexto, a observação da expressão facial e corporal, tão importantes na expressão e compreensão da linguagem”, salienta a professora.

Dá para se perceber que há atraso quando existe dificuldades da criança em entender o que é dito, quando não interage muito bem, não conversa muito ou está demorando para falar. De acordo com a especialista, quando todos os indícios citados começarem a aparecer, vale a pena buscar o auxílio do profissional de Fonoaudiologia. “Nem sempre é preciso intervenção, mas o profissional pode direcionar para um um ambiente rico e estimulador em relação à linguagem”, esclarece.

A professora da Braz Cubas afirma que com a chegada da pandemia as crianças perderam a possibilidade da interação com outras pessoas em outros contextos. Por exemplo, durante a pandemia, as crianças perderam a possibilidade de se enturmar com indivíduos da mesma faixa etária na escola. “É na escola onde ocorrem grandes interações, momentos dirigidos e espontâneos de aprendizagem e de brincadeiras, tão importantes no desenvolvimento da linguagem”, salienta.

Por fim, a fonoaudióloga destaca que sempre que houver dúvidas em relação ao desenvolvimento dos pequenos, é importante a opinião de um fonoaudiólogo para esclarecer dúvidas e auxiliar a melhor forma de estimular a linguagem e, caso necessário, tratá-los.

Abaixo, a professora do curso de Fonoaudiologia elenca as principais dicas para estimular a fala das crianças. Confira:

   Garanta que a criança esteja ouvindo bem, pois a audição é o principal canal de recepção de informações linguísticas.

   Se a criança não ouve bem, dificilmente terá um bom desenvolvimento de linguagem;

    Dê valor às falas espontâneas e todas as produções de sons que a criança fizer, se esforçando para compreendê-la, imitando-a, dando atenção e respondendo de forma positiva;

    Fale devagar e corretamente, dando à criança sempre o modelo correto. Nada de imitar a criança quando ela falar “errado” e evite utilizar palavras no diminutivo sempre;

    Aproveite ao máximo as situações de diálogo, utilizando palavras com sentidos novos, convidando as crianças à reflexão e oferecendo espaço para questionamentos;

    Pratique em casa jogos ou brincadeiras que estimulem a fantasia e a imaginação;

    Conte histórias, cante músicas, façam brincadeiras com palavras, entre outros. Tudo é válido;

    Favoreça a interação entre a família, escola e amigos, motivando a troca de experiências.

 

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