Inscrições abertas e gratuitas 

A partir do dia 14 de setembro, o auditório da Biblioteca Latino-americana do Memorial da América Latina recebe a segunda edição do curso “A Escola nas Telas”, com aulas sobre linguagem audiovisual para professores da educação básica. As inscrições já podem ser feitas (baixe o arquivo, preencha e envie para cursos@memorial.org.br), até dia 12 de setembro ou até que as 50 vagas disponíveis sejam preenchidas.

A iniciativa é promovida pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) do Memorial e coordenada pelo cineasta Gregório Bacic, diretor do programa “Provocações” da TV Cultura, e por Katia Gavranich Camargo, produtora cultural e de audiovisual.

O curso é gratuito e tem como objetivo apoiar a formação de professores com novas ferramentas para ensino e debate em sala de aula, em cumprimento à Lei 13.006 de 27/06/2014, que obriga a exibição de filmes e audiovisuais de produção nacional nas escolas da educação básica.

Em 20 horas/aula, com direito a certificado de conclusão, o curso se propõe a: 1) introduzir os participantes à linguagem e à história audiovisual; 2) fornecer noções sobre elaboração de roteiros, produção e captação de sons e de imagens; e 3) introduzir o uso do audiovisual em sala de aula. A partir desses conteúdos, será proposto um trabalho final a ser realizado pelos professores nas escolas em que atuam.

Sobre os coordenadores

Gregório Bacic

Cineasta e diretor de televisão, com longa carreira de realizações nas mídias audiovisuais brasileiras em que se destacam: a participação nos primeiros anos do Globo Repórter, onde realizou um dos mais importantes programas do período (“Retrato de Classe”), e idealizador e diretor do programa Provocações da TV Cultura.

Katia Gavranich Camargo

Produtora cultural e audiovisual, trabalhou por 6 anos na realização da Mostra Paulista de Cinema Nordestino. Desenvolve desde 2010 o “Memória Dálmata”, projeto que visa coletar e digitalizar todo o material documental e iconográfico da imigração croata-dálmata dos anos 1920.

Serviço
Data: de 14/09 a 05/10, às quartas-feiras
Horário: das 18h às 22h
Local: Auditório da Biblioteca Latino-americana – Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda  – SP
Vagas disponíveis: 50
Envio das inscrições: cursos@memorial.org.br