Foto: arquivo pessoal

Ex-vereador por Bebedouro (1989-1992 e 5/1994 a 07/1994), o professor Francisco de Paula Piedade faleceu na madrugada do último sábado (8). Em junho, ele completaria 93 anos. Natural de Cajuru, Chegou a Bebedouro em 1962 para supervisionar as escolas pertencentes à região de Bebedouro, Taiúva, Taiaçu, Pirangi e Monte Azul Paulista.

Associado do Centro do Professorado Paulista, uma de suas primeiras medidas no município foi a viabilização e implantação da Sede Regional do CPP, da qual foi diretor na época. Foi casado com Inês Dias Gonçalves e pai de um casal de filhos: Luís Carlos Piedade e Lucia Helena Piedade Küll.

Com mais de 50 anos de dedicação à educação, Piedade, como era carinhosamente conhecido pelos colegas, fez carreira no magistério paulista, foi inspetor de alunos, delegado de ensino, assessor em Educação na cidade, diretor de faculdade e se aposentou no cargo de Supervisor de Ensino. Referência em educação, teve o seu nome perpetuado na Regional do CPP, em 17 de junho de 2006.

Devido ao desconhecimento da morte não houve velório. A diretoria do CPP lamenta profundamente essa perda enorme para a Educação e estende aos familiares os mais sinceros sentimentos de pesar. 

Confira a repercussão do falecimento do professor nas redes sociais:

“Tive a honra e o prazer de trabalhar com o professor Piedade quando fomos vereadores, no início dos anos 90, quando trabalhamos na elaboração da lei orgânica. Trabalhamos também na Comissão de Justiça e Redação. Era um homem liberal, muito culto e muito aberto. É uma perda para Bebedouro. Quero transmitir meus pêsames à sua família e espero que a Câmara faça uma homenagem com um patrimônio público municipal com o nome do professor Piedade”. Davi Perez Aguiar, ex-vereador e ex-prefeito.

“O Professor Piedade, como era carinhosamente chamado por todos, foi Delegado de Ensino e muito competente. Foi Vereador de nossa cidade, dono de uma dignidade imensa e um chefe de família exemplar. Foi nosso vizinho por muitos e muitos anos e nosso padrinho de casamento. Sempre pronto a ajudar o próximo, era muito religioso e era quem organizava a Novena do Natal em Família do nosso quarteirão. Todos os anos, no dia do meu aniversário, ele me ligava e nunca esquecia do meu dia. Agradeço ao professor Piedade a sua amizade de tantos e tantos anos e tudo o que o senhor fez por mim e por nossa família”. João Villela e família, ex-vereador por Bebedouro.

“Ele foi uma pessoa maravilhosa, uma pessoa que trabalhou como diretor de escola, depois delegado; já aposentado, elegeu-se vereador juntamente comigo e era uma pessoa boníssima, sempre pronto a ajudar quem dele precisasse. Cumpriu com seu papel aqui na Terra divinamente. Que Deus console a sua família”. Irene Marangoni Mignolo, ex-presidente e ex-vereadora por Bebedouro.

“Lamento a morte do ex-vereador Francisco de Paula Piedade. Bebedouro perde uma referência na Educação. Como professor sei da importância para o município quando pessoas comprometidas com a Educação passam pelo Legislativo. Bebedouro teve a honra de contar com o professor Piedade na Câmara Municipal. Externo meus sentimentos aos seus familiares e amigos”. Jorge Cardoso, professor e presidente da Câmara Municipal.