Atualizado em 16 agosto, 2023 às 15:32
Segundo levantamento do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, apenas 7% das escolas pesquisadas contavam com bibliotecas
O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), divulgou, na quarta-feira (9), o relatório técnico de uma pesquisa que traz um retrato das bibliotecas escolares no estado de São Paulo. O documento foi apresentado no “I Fórum de Bibliotecas Escolares: construção de políticas públicas para formação cidadã”.
O levantamento (que pode ser acessado aqui) trouxe dados estarrecedores. Apenas 7% das escolas pesquisadas contam com bibliotecas, em desacordo com a Lei 12.244/10, que regulamenta que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil tenham este tipo de espaço, com profissionais bibliotecários.
O relatório apontou ainda que a biblioteca escolar nunca esteve presente nos projetos de construção da maioria das escolas brasileiras. E que a sala de leitura acabou sendo um subterfúgio utilizado pelo estado de São Paulo para cumprir as legislações referentes às bibliotecas escolares.
Outro dado alarmante da pesquisa do CRB-8 é que somente 26% das escolas públicas paulistas entrevistadas oferecem atendimento em tempo integral. Vale destacar que 58% oferecem atendimento no período da manhã/tarde, deixando grande parte da comunidade escolar que frequenta a escola no período noturno desprovida de espaço para desenvolver as suas atividades informacionais e acadêmicas.
A pesquisa foi realizada entre fevereiro e setembro de 2022 por 583 diretores de escolas públicas municipais e estaduais com mais de 400 alunos de cidades acima de cinco mil habitantes das 16 regiões administrativas do estado de São Paulo.