Programa é destinado a educadores brasileiros; inscrições vão até dia 21 de fevereiro

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) está com inscrições abertas para uma bolsa de estudos destinada a educadores brasileiros.
 

A bolsa contempla a realização de pesquisas em universidades japonesas,com o objetivo de que os participantes aprofundem seus conhecimentos na área da Educação para aplicação em suas escolas no Brasil.
 

As inscrições vão até dia 21 de fevereiro – leia o regulamento
 

O Programa tem como público-alvo profissionais da Educação do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio. Dentre os requisitos, o candidato deve estar exercendo a função atualmente, ter até 34 anos, e ser fluente em língua japonesa ou inglesa.
 

A bolsa tem duração de 1 ano e 6 meses, com início em outubro de 2020. O bolsista terá como benefícios ajuda mensal de 143 mil ienes, passagem de ida e volta e isenção das taxas escolares.
 

“A Educação tem uma parceria de longa data com a Província de Toyama, e a proximidade entre Brasil e Japão permite que esses programas possam enriquecer a vida de nossos educadores e de nossos jovens”, pontua o secretário Haroldo Rocha.
 

O processo seletivo contará com exames escritos de línguas, no dia 02/03, com avaliação de gramática e interpretação de texto, sendo necessária a obtenção de uma boa pontuação em um dos exames, em que prevalecerá a maior nota.
 

“Recomendamos que, quem tenha interesse, estude e se prepare para englobar temas complexos e que estão em voga”, recomenda Sonia Maria Bracaglion, da equipe da Secretaria da Educação.

 
A inscrição é gratuita e pode ser feita presencialmente, até o dia 21/02, no Consulado Geral do Japão em São Paulo. Ou via Correio, com data de postagem até 17/02.
 

A entrevista será realizada no dia 04/03.