Nesta terça-feira, 12, o matemático Artur Ávila Cordeiro de Melo, de 35 anos, conquistou a Medalha Fields, um prêmio equivalente ao “Nobel” de matemática. Ele é o primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber a medalha, que é dada pela União Internacional de Matemáticos (IMU) a quatro estudiosos do mundo. 

 

De acordo com os diretores do IMU, Ávila teve contribuições significativas na teoria dos sistemas dinâmicos unidimensionais, em que estuda o comportamento de sistemas sujeitos a alterações constantes. A principal delas se refere à teoria do caos, que busca descrever e prever como sistemas dinâmicos evoluem com o tempo.

 

A presidente Dilma Rousseff cumprimentou o pesquisador brasileiro pelo prêmio internacional. “O reconhecimento mundial do trabalho de Avila enche de orgulho a ciência brasileira e todo o Brasil”, disse pelo Twitter.

 

Artur Ávila começou a carreira com as olimpíadas de matemática na época da escola. Atualmente, ele atua como diretor de pesquisas em dois renomados institutos: o Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS), localizado em Paris, e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que fica no Rio de Janeiro.

 

Convidado para ministrar palestras e seminários de matemática em todo o mundo, o brasileiro já soma mais de dez medalhas em campeonatos mundiais. Ele é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cursou mestrado e doutorado em matemática no Impa. 

 

Secom/CPP