No dia 14 de abril, sábado, a cidade de Campinas recebe o II Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação, evento que discutirá temas referentes ao futuro da educação e práticas inovadoras por meio de palestras, debates e atividades. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores – IBFE voltado a educadores, gestores educacionais, docentes e estudantes universitários de cursos de graduação e pós-graduação em educação. Durante todo o sábado, das 8h às 18h, no Lion Eventos, o público contará com renomados especialistas da área da educação, e este ano o fechamento ficará por conta de Mario Sergio Cortella, com a palestra “A Era da curadoria: O que importa é saber o que importa!”.
 

No período da manhã, quatro palestras sobre temas emergentes em educação serão apresentadas. João Rilton, coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação do IBFE, ministrará “A Neurociência da emoção: Comunicação e conflito na sala de aula”, que tem como objetivo evidenciar que a postura corporal, a entonação e o ritmo de voz, os gestos físicos e o conteúdo expresso nas frases verbais são interpretados e julgados de forma padronizada pelo cérebro do aluno e do professor. O tema “Motivando Nativos Digitais” será abordado pela especialista em Educação para Nativos Digitais do IBFE, Carolina Defilippi, que discutirá estratégias para que educadores proporcionem mais atividades com satisfação intrínseca à própria atividade, tendo menos necessidade de dar compensações extrínsecas no processo de ensino-aprendizagem.
 

Marcelo Veras, presidente do IBFE, trará uma rica discussão sobre “Ensino Híbrido”, argumentando sobre como a Educação atual e futura precisa contemplar um uso inteligente e eficaz da tecnologia no processo de aprendizagem. Já o tema “Educação e Pesquisa Colaborativa” será abordado por Jorge da Cunha, professor, pesquisador e membro do Comitê História, Região e Fronteira da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu-AUGM, que discutirá sobre como a educação somente é efetiva quando relaciona os conteúdos e conhecimentos disciplinares com as práticas existenciais e sociais dos sujeitos envolvidos.
 

A programação completa do evento e a página de inscrições estão no site.