Podcast discute as imagens dos professores e da educação na imprensa, no entretenimento e na literatura

 

No segundo episódio da sua quarta temporada, o Folha na Sala (podcast do jornal Folha de S. Paulo) discute qual papel a mídia tem na formação de uma imagem do docente e da educação brasileira. Da literatura do começo do século, passando pelos programas radiofônicos das décadas de 1940 e 1950 até o noticiário policial atual, uma narrativa de que as condições de trabalho são precárias e o professor é vítima do desrespeito e desvalorização da profissão foi se construindo.

Ouça o podcast.

Segundo a professora Regina Zilberman, do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fantasia tem conexão com a realidade. “Dentro da literatura do século 19 nós vamos ter algumas exceções das figuras masculinas do professor, mas em geral é o cara carrancudo mal encarado. Uma imagem que dá vontade de nunca botar os pés em algo parecido com uma sala de aula. E a educação brasileira talvez não fosse muito diferente disso. Não se está inventando, alegorizando, imaginando. Está traduzindo uma experiência”, explica.

Para o professor Adilson Citelli, da Escola de Comunicação e Artes da USP, além da imagem do professor severo com dificuldades para lidar com a classe, o espaço que a educação e a docência perdeu na imprensa ao longo dos últimos anos reforçou a imagem negativa da profissão. Relegado a só aparecer no noticiário em episódios de confusão e violência, o professor se sente silenciado e mal representado. “Acho que o professor tem consciência de que há uma falsa representação dele e isso tem consequências. Uma delas é em relação à sua auto imagem. O professor sente que, progressivamente, foi perdendo aquele lugar social que possuía”.

O programa ainda ouviu o ator Bruno Mazzeo, que interpreta o professor Raimundo no remake da Escolinha do Professor Raimundo, exibido no Canal Viva – e é filho de Chico Anysio, criador do personagem–, e o apresentador Marcelo Tas, que criou o professor Tiburcio, da TV Cultura, na década de 1990. Na sua quarta temporada o podcast vai abordar , em nove episódios quinzenais, o que é ser um bom professor, qual imagem a sociedade, pares e alunos têm de um professor de excelência e quais políticas públicas formam melhores profissionais em sala de aula.

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o programa no seu agregador de podcasts usando este link

Fonte: Folha de São Paulo