Competição internacional é destinada a crianças e adolescentes de até 15 anos

Quem escreve uma carta manuscrita sabe que o toque, o cheiro, a imagem e a textura são diferentes das mensagens geradas por um e-mail.

A tecnologia não consegue traduzir a magia da troca social humanizada. Ainda não. A carta manuscrita carrega uma carga emocional capaz de elevar as palavras numa dimensão extremamente sentimental. Se por um lado é resgate, reviver, o importante é que, independentemente da época, é sinal de afirmação do que mais interessa à vivência do homem.

Para resgatar junto à nova geração essa antiga capacidade de emocionar por meio de cartas manuscritas, a União Postal Universal (UPU), agência das Organizações das Nações Unidas (ONU), sediada em Berna, na Suíça, promove o 51º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens.

Segundo a Agência Brasil, o evento tem como objetivo estimular a criatividade e o aprimoramento de conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

O tema da redação deste ano é “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática”.

Estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país têm até o dia 18 de março para enviar as redações aos Correios, por meio de suas instituições de ensino.

No Brasil, o concurso é realizado pelos Correios e tem três fases: escolar, estadual e nacional.

Na primeira fase, as escolas (tanto públicas quanto privadas) selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas. Na fase estadual, será premiada a primeira colocada de cada estado. Na etapa nacional, serão premiadas as três redações mais bem classificadas, e a primeira melhor delas representará o Brasil na fase internacional.

As redações deverão ser cartas argumentativas, recentes e inéditas, com no máximo 800 palavras. E devem estar alinhadas ao padrão internacional de redação de cartas, com data, fórmulas de cortesia e de saudações e assinatura.

Os vencedores do concurso receberão troféus, além de prêmios em dinheiro e certificados. Alunos com até 15 anos, 11 meses e 29 dias completados até 5 de maio deste ano (data da inscrição na fase internacional) podem participar.

Mais informações sobre o regulamento podem ser encontradas no site dos Correios.