Roberto Gameiro

              

Educar as crianças e os jovens é uma nobre missão e um grande desafio que pais e educadores enfrentam no seu dia a dia, nesta sociedade globalizada, em que os relacionamentos se tornam cada vez mais complexos, as individualidades prosperam e costumes antes muito valorizados, deixam de ser, contribuindo para uma certa anestesia social, um descompromisso com o outro, um escompasso relacional.

 

Por isso, é sempre bom procuramos valorizar, priorizar, enfatizar aquelas posturas que dão norte saudável aos relacionamentos, e contribuem positivamente para que a vida seja mais leve, mais agradável e com mais qualidade.

 

Jung MoSung escreveu que é preciso assumir um sentido para a sua vida para que as coisas e pessoas possam ser “organizadas” dentro de sua visão do mundo. Sem um sentido último da vida, nós não conseguimos estabelecer uma certa direção para a nossa vida. E acrescenta que é por isso que pessoas que não encontraram o sentido para a sua vida se sentem perdidas e têm muita dificuldade em articular os fatos e experiências da sua vida. (Educar para reencantar a vida – 2007) 

 

A alegria é a força que contagia as pessoas e melhora os ambientes,  tornando-os lugares de aconchego, ternura, carinho, e valorizando as maravilhas da criação e da cultura humana, exaltando os acontecimentos que aquecem o coração e conduzem à paz.

 

Paulo Freire acrescenta que “a minha abertura ao querer bem significa a minha disponibilidade à alegria de viver. Justa alegria de viver, que, assumida plenamente, não permite que me transforme num ser “adocicado”, nem tampouco num ser arestoso e amargo.”. (Pedagogia da autonomia – 2000)

 

A amorosidade é, também, tema recorrente em Paulo Freire, que relacionando amor e diálogo,  escreveu: Sendo fundamento do diálogo, o amor é, também, diálogo. (…) Ao fundar-se no amor, na humildade, na fé nos homens, o diálogo se faz uma relação horizontal, em que a confiança de um polo no outro é consequência óbvia. Seria uma contradição se, amoroso, humilde e cheio de fé, o diálogo não provocasse este clima de confiança entre seus sujeitos. (Pedagogia do Oprimido – 1987)

 

Mas, por que relacionar “alegria“, “amorosidade” e “diálogo” com “sentido de vida”?

 

Sentido de vida não se “busca”. Sentido de vida se constrói. Para se construir um projeto de vida deve-se sonhar, planejar e viver em um movimento dinâmico de construção e reconstrução de si mesmo.

 

Nada disso se faz sem a necessária alegria que deve estar sempre presente nos encontros, nos reencontros, na partilha, na convivência fraterna, no respeito mútuo, ou seja, nos diálogos. O afeto, a alegria, o sorriso nos lábios, o brilho no olhar são fatores catalisadores de relações sadias, autênticas, amorosas, construtivas e sementes de reciprocidades promissoras.

 

Precisamos de líderes cristãos que realmente vivam a Boa Nova e sejam verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo, para juntos promovermos as mudanças que a sociedade requer. Isso se faz melhor com alegria, amorosidade, diálogo e, principalmente, com sentido de vida bem construído na nossa individualidade; desta forma, poderemos colaborar para um sentido mais significativo de vida para todos.

 

A educação, na escola e na família, entre outras finalidades, deve ajudar o educando a criar, a inventar, a construir um sentido para a sua vida e a torná-lo uma pessoa do bem e comprometida com a construção de uma sociedade melhor. Assim, talvez, tenhamos menos jovens procurando sentido para suas vidas na adesão a propostas inconfessáveis e ou socialmente destrutivas.

É  Diretor Geral do Colégio Marista de Goiânia, da Rede de Colégios do Grupo Marista e Mestre em Administração, Pedagogo e Licenciado em Letras