A partir desta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal da Saúde começa a aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 (segunda dose adicional) em idosos a partir de 80 anos de idade que tomaram a terceira dose (primeira dose adicional) há pelo menos quatro meses.

A vacinação será feita com o imunizante disponível em cada Unidade Básica de Saúde (UBS).

A imunização acontecerá em todas as UBSs e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que funcionam das 7h às 19h, além dos megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h. Além da vacinação nos postos, a Atenção Básica, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), vai imunizar os idosos nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e em domicílio para aqueles acamados e impossibilitados de se locomoverem até as unidades.

Para ser vacinado é obrigatório apresentar um documento de identificação, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e a carteirinha com o registro das doses recebidas anteriormente.

Atualmente, a chamada quarta dose da vacina só é aplicada em pessoas imunossuprimidas – aquelas que tem algum problema no sistema imunológico.