Mesa de Negociação Permanente do município iniciou tratativas no dia 8
As tratativas entre a Prefeitura de Limeira e sindicatos representativos sobre o reajuste de 2023 dos professores municipais começaram oficialmente na primeira reunião ordinária da Mesa de Negociação Permanente, realizada em 8 de fevereiro na sede do Executivo. O principal objetivo da pauta de reivindicações é o reajuste de 15% à categoria (ativos e inativos), para que então os salários sejam atualizados conforme o valor de 2023 do piso nacional do magistério (Lei Nº 11.738 de 2008).
O CPP, por ser entidade de classe e não sindicato, não participa da Mesa de Negociação Permanente. A entidade, no entanto, acompanha as negociações, cobra o reajuste da Prefeitura e se coloca à disposição dos professores locais.
Neste ano, o recém-empossado ministro da Educação, Camilo Santana, assinou em 16 de janeiro a portaria que elevou o piso de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55 (educação básica em início de carreira, para uma jornada de 40 horas semanais). O objetivo é que seja respeitada a tabela salarial garantindo a proporcionalidade da lei federal a todos os cargos do magistério. É importante, ainda, citar que igualmente se busca nas negociações os retroativos do piso desde janeiro.
A Prefeitura de Limeira apresentou estudo do impacto financeiro caso aplique o reajuste. Até o momento, todavia, não houve acordo entre as partes. A próxima reunião da Mesa deve ocorrer no fim de fevereiro.