Entidade pressiona Governo de SP e aciona Ministério Público para impedir reabertura de escolas

 

O Centro do Professorado Paulista considera prematuro retomar as aulas presenciais em outubro. Como não há vacina para a Covid-19 e o número de casos e óbitos permanece em alta no Brasil, principalmente no estado de São Paulo, o plano do Governo para o dia 7 não garante em absolutamente nada a plena segurança dos estudantes, professores e demais servidores da Educação. Por isso, o CPP pondera que o ensino remoto é a melhor alternativa até o final do ano.

A entidade enviou ofício no final de julho à Secretaria da Educação (Seduc), pedindo reunião com o secretário Rossieli Soares, e ao governador João Doria (PSDB). No documento, o CPP demonstrou preocupação com as decisões do Executivo em relação às escolas públicas estaduais, uma vez que tem sido crescente a quantidade de queixas de associados.

“Especialistas mostram estatísticas aterradoras quanto ao momento, prevendo um crescimento na propagação do vírus de forma brutal. Por mais que se tente conter a aglomeração, no ambiente escolar isso se tornará praticamente impossível”, diz o texto. Para o CPP, querer que professores, demais servidores da Educação e alunos retornem às escolas nas atuais circunstâncias é, no mínimo, insensato. “Estaremos primeiro ao lado da classe que defendemos”, conclui a entidade.

Para destacar a posição contrária ao retorno das aulas, o CPP também protocolou reclamação junto ao Ministério Público. A entidade solicita que o MP-SP, por força do Poder Judiciário, suspenda a reabertura de escolas, mantendo o ensino remoto até que se perceba controle de fato da pandemia no estado — o que só deve ocorrer a partir de uma vacina.

O documento remetido ao procurador-geral da Justiça de SP, Mário Luiz Sarrubo, reforça ser precipitado o plano do Governo de SP, porque muitas escolas carecem de infraestrutura adequada e manutenção de pessoal para medidas de distanciamento social e higienização constante de ambientes.

VEJA OS OFÍCIOS

Ministério Público
Seduc
Governo de SP

Oficio_Ministerio_Publico.pdf
Oficio_CPP_Seduc_21_7.pdf
Oficio_governador.pdf