Atualizado em 09 outubro, 2025 às 11:57

O Departamento Jurídico do Centro do Professorado Paulista tomou conhecimento que inúmeros docentes, integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria Estadual da Educação, atuando regularmente no Programa Sala de Leitura ou outro projeto de pasta, após passarem pelo devido processo seletivo e obterem aulas livres atribuídas, estão tendo esta atribuição retirada, em razão de possuírem algum afastamento, sobretudo por motivo de licença para tratamento de saúde.
Trata-se de atitude arbitrária e totalmente desconexa com a importância de tal programa na rede pública de ensino, visto que ele constitui uma política estadual voltada ao incentivo da leitura nas escolas, no qual o professor articulador possui como função planejar, conduzir e organizar atividades buscando promover maior afinidade dos alunos com a leitura.
Ao serem atribuídas referidas aulas ao docente, passam a integrar a sua respectiva carga horária até o final do ano letivo, sendo completamente vedada a sua cessação automática.
Por outro lado, a licença para tratamento de saúde configura direito dos servidores públicos, previsto na Lei nº 10.261/68 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de São Paulo), não podendo, portanto, ensejar qualquer penalidade com o objetivo de impedir ou cercear o afastamento legal.
Diante desta atitude do Poder Público, o Departamento Jurídico CPP impetrou Mandado de Segurança Coletivo visando assegurar a permanência dos docentes no Programa Sala de Leitura, independente de terem usufruído ou não dos afastamentos legais, beneficiando, caso considerada procedente a ação, os associados e aqueles que vierem a se associar.

Bom dia! Como faço pra me filiar?
Olá, Solange! Você pode fazer sua associação diretamente aqui no site do CPP (https://cpp.org.br/associe-se/), ou então entrar em contato conosco pelo (11) 3340-0500, número que também é WhatsApp.
Eu estava internado no hospital com atestado médico e não pude realizar a prova PSS da secretaria da Educação. Na plataforma da Vunesp não tem a opção “estou doente”
Bom dia, já sou associada .
Ótimo, DEUS AGIRÁ
Eu fui cessada semana passada 23/09,ainda estou em choque 😔 não sei como vai ficar minha situação financeira pois fui punida com a redução da carga horária devido a uma única LS de 2 dias por tensão muscular,vale ressaltar que minha presença no semestre foi de 99,68.Fomos premiadas em Nível DE com projeto da sala de leitura e só levaram em consideração uma dada resolução de 7 de novembro de 2024. É desumano inconstitucional 😔.
Oi Andréa, voce falaria comigo a respeito? Me chama no (11) 98034-0713
Perdi a sala de leitura di 29.
Achei injusto….realizei exame periódico…fazemos tudo certinho pra de repente descartar .
Bom dia !
Fui cessada da sala de leitura dia 24/09 por ter apresentado um atestado médico de dois dias no mês de maio, por conta de uma inflamação no ombro por conta de tantos livros que carreguei do acervo da biblioteca escolar , uma sala de leitura inativa a mais de 5 anos ,quando fui nomeada como professora articuladora da sala de leitura da escola então comecei um trabalho árduo e pesado para poder organizar a sala para depois os alunos usarem uma sala limpa e organizada para tal projeto , mas simplesmente depois de 9 meses fui cessada , estou muito triste com toda situação ! Alunos do projeto mais recomposição largados do dia para noite . Diretoria de ensino de Diadema SP
Oi Patricia, voce falaria comigo a respeito? Me chama no (11) 98034-0713
Dados comprovam a falta de leitura é insuficiente de nossos alunos era pra melhorar mas
Aconteceu o MESMO comigo! Tive um sangramento após pegar MUITO peso, pegamos uma sala inteira pra ser feita do zero. Depois de 9 meses com tudo organizado, acervo separado, recomposição acontecendo, saio da escola sabendo que no outro mês não sei como pagaria meu aluguel. Um absurdo!
Seria muito absurdo demitirem professores da sala de leitura. Os professores devem introduzir as leituras aos alunos importantíssimo a leitura e adquirir o hábito que muitos não têm.
Acontece que muitos desses profs. da sala de leitura, nada fazem…apenas cumprem o horário.
Por isso não tenho dó de ninguém e o melhor mesmo é voltarem para a sala de aula, conforme sua classificação geral e através da manifestação de interesse, como nós dos submetemos nessa tão infame atribuição de aulas on- LINE. Se nós fazemos, eles também o farao, e por quê não ?
É por causa de professores como você que não tem empatia pelos colegas e nós estamos no fundo do posso. Se está com inveja porque não se candidatou a vaga?
Poço se escreve com ç. Professor não pode cometer esse erro grosseiro.
Você que pensa ainda temos que dar conta das nossas atribuições da Sala de Leitura , dados suportes nas substituições que faltam professores, aplicamos provas, fazendo repescagem e outras atividades. Não me venha falar besteira se você não conhece e nem sabe de nossas atribuições.
Parabéns!! Pelo que analisei vc é o mais coerente!
Boa noite
Fui cessada da sala de leitura dia 24 de Setembro , pois tinha1 atestado,
agora após a liminar como posso proceder sou associada
Olá, Cynttya! Por favor, entre em contato com nosso departamento jurídico pelo telefone (11) 3340-0500, que também é WhatsApp.