Atualizado em 04 setembro, 2024 às 14:35
O Centro do Professorado Paulista (CPP) lamenta profundamente o falecimento da Professora Doracy Alves da Costa Arcaro, diretora da sede regional da entidade em Limeira, na manhã desta sexta-feira (30), aos 90 anos. A causa da morte foi insuficiência cardíaca congestiva e mitral aórtica.
Doracy Alves da Costa Arcaro nasceu em Limeira, no dia 18 de dezembro de 1933. Casou-se com o Sr. Oswaldo Arcaro, servidor aposentado (fiscal de rendas) do estado, em 19 de janeiro de 1958. São frutos deste casamento o filho, Vinícius, e as filhas, Cássia e Adriana.
A Professora Dora Arcaro, como é mais conhecida, teve uma vida inteira dedicada à Educação e à cultura de Limeira. Formou-se em Magistério e Pedagogia, com mestrado em Educação. Seu espírito de liderança logo lhe abriu outras portas e, na década de 1960, assumiu a direção da Escola Estadual Brasil. Em 1977, ingressou como diretora da Escola Estadual Prof.° Ely de Almeida Campos. A liderança e a afinidade com assuntos ligados à Educação também proporcionaram desafios. Em 1989, teve início sua trajetória como secretária municipal da Educação, cargo que ocupou até o fim do mandato do então prefeito Dr. Paulo D’Andrea, em 1992.
Por resultado deste trabalho na Secretaria da Educação, foi criado o Centro Educacional João Fischer Sobrinho, que teve embasamento teórico pautado por pesquisas e parcerias institucionais com universidades púbicas e institutos especializados, entre eles a Universidade Federal de São Carlos/UFscar (auditivos) e Instituto Braile (visual). O que também auxiliava a embasar os conhecimentos eram as parcerias científicas com instituições de referência na área e com profissionais que possuíam, já naquela época, trabalhos de estudo e importante atuação clínica, como é o caso do psiquiatra Dr. Raymond Rosenberg. O objetivo do Centro era o de promover atendimento multidisciplinar às pessoas com deficiência, apoio às famílias, capacitação de coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas e privadas com o objetivo de dar condições de inclusão do deficiente auditivo, visual e autista para que pudessem realizar atividades pedagógicas e de estimulação precoce, bem como atendimento psicológico, neuropediatra, fisioterapeuta e terapia ocupacional.
Nos quatro anos de gestão de Dora Arcaro na Educação em Limeira, aconteceram alguns desdobramentos. como a criação da antiga Alma (Associação Limeirense de Amigos e Pais do Autista) em 1991, para cuidar dos autistas que anteriormente eram atendidos pelo Centro Educacional. Mais tarde a Alma deu origem ao que hoje é o Cema (Centro Municipal do Autista).
Ainda na década de 1980, um importante projeto capitaneado por Dora Arcaro e que hoje é, sem dúvida alguma, um patrimônio da cidade de Limeira, tomou corpo e foi lançado em 1983. Trata-se da sede de Limeira do Centro do Professorado Paulista (CPP) que, no início, tinha como nome “Casa do Professor”. A entidade foi cada vez mais ganhando espaço no município, conquistando milhares de associados e, também, organizando e apoiando iniciativas culturais de destaque, como por exemplo o Canta Limeira, Verso e Voz, entre outros.
Na década de 2000, uma missão grandiosa foi cumprida: o CPP inaugura o clube de campo, área que conta com amplo estacionamento, piscinas para adultos, infantil, toboágua, saunas, sala de jogos, playground, quadra de vôlei de praia, quiosques com churrasqueiras, salão de festas para 200 pessoas, entre outros atrativos.
Em 2010, o CPP deu ao público de Limeira e região a primeira edição da Limeira Patchwork, novo projeto da entidade idealizado por Dora Arcaro. Hoje a Limeira Patchwork já soma 12 edições realizadas e, em setembro de 2024, alcançará a 13ª edição. No início a Feira contou com 26 expositores e, a cada ano, o número sempre aumentou, chegando a ultrapassar a marca de 100. Hoje, trata-se da maior feira de patchwork do Brasil.
Em 2017, Dora Arcaro liderou outro projeto, a Limeira Artesanatos e, em 2019, a Feira Natal Limeira. Em 2018, com o auxílio do médico psiquiatra Dr. Raymond Rosenberg, encabeçou um projeto que reavaliou, gratuitamente, 25 crianças com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou com suspeita de terem o TEA.
Em agosto de 2023, participou do jantar que comemorou os 40 anos do CPP em Limeira. Em breve discurso, ela agradeceu a todos os presentes e expressou, com tamanha alegria, a satisfação em ver a organização alcançar quatro décadas.
Esta síntese da vida da Professora Dora Arcaro mostra o quanto a coragem, o querer fazer e a capacidade de liderar pessoas originam iniciativas de sucesso. Dora Arcaro é um exemplo a ser seguido, uma limeirense ilustre que já tem o nome registrado para sempre na história da cidade. Temos a certeza de que seu legado ficará por muitos e muitos anos.
Por decisão da família, não haverá velório e o corpo será cremado.
Neste momento de profunda tristeza, a diretoria do CPP presta solidariedade à família, aos amigos e aos colegas da Professora Doracy Alves da Costa Arcaro.
Sinto-me honrada ter convivido com essa pessoa tão especial e inesquecível.
Meus sentimentos a todos os familiares.