O dia a dia da sala de aula de um professor é prazeroso e exige dedicação integral, um verdadeiro sacerdócio. O Centro do Professorado Paulista, Regional Limeira, sempre esteve atento e preocupado com o bem-estar dos professores e busca a cada instante as melhorias necessárias para a Educação.
O dia do professor foi criado por iniciativa de D. Pedro I, no ano de 1827, ao decretar que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.
Em 1947 quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa e fazer uma análise de rumos para o restante do ano. O evento foi um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até a data ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
“Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias” reza o decreto.
A professora Doracy Alves da Costa Arcaro destaca o papel do professor em todos os seguimentos da sociedade. “Não há sequer uma profissão ou atividade que dispense a figura do professor. Nossos maiores professores são nossos pais, daí temos sempre que valorizar a educação que vem desde o berço”, disse a diretora regional do CPP.
“Em contextos bem diferentes dos atuais os conteúdos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar”, completa.
Em 2014 o CPP propõe para o dia do professor uma maneira diferente de valorizar e reconhecer este profissional que está intimamente ligado com a construção de uma sociedade em constante transformação e dá significados e resultados positivos na vida do indivíduo, social e profissional, por meio do Projeto “Prêmio Professor do Ano”.
A professora Dora observa que com o passar do tempo os professores foram compelidos a assumir novas funções, muitas alheias à sua formação acadêmica. “Na sala de aula o professor tem se desdobrando no papel de pai, psicólogo, assistente social, mediador de conflitos de diversas naturezas, entre outas funções além de professor”.
Por tudo que ele representa para a sociedade é que foi criado o projeto visando dar reconhecimento aos que se destacam dentro das unidades escolares. O “Prêmio Professor do Ano” é voltado para todos os professores das escolas municipais e estaduais de Limeira e é aberto para a participação de associados e não sócios do Centro do Professorado Paulista.
Nesta ocasião haverá homenagem especial a professores do Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Deficientes Auditivos e Deficiente Visuais. As escolas realizam, entre seus alunos, uma eleição interna para indicar seu representante como destaque do ano e encaminha currículo para o CPP até dia 17 de outubro.
A cerimônia de divulgação dos professores do ano e entrega de outorga será feita em evento aberto ao público no próximo dia 24 de outubro, às 19h30, no Teatro Vitória. Além da entrada franca e sorteio de brindes o público poderá prestigiar duas grandes atrações musicais, Grupo Avena e o cantor e compositor Elton Fontanin, com repertórios especiais para a ocasião.
Serviço
Evento: “Prêmio Professor do Ano”
Data: 24 de outubro – 19h30
Local: Teatro Vitória
Entrada Franca