Centro do Professorado Paulista se faz presente para celebrar a importância do professor alfabetizador na passagem desta celebração.
 

Criado pela ONU e pela Unesco, o Dia Mundial da Alfabetização, é comemorado em 8 de setembro, desde os idos de 1967.

Mais do que nunca é importante lembrar a supremacia dos primeiros ciclos de ensino onde o estudante é alicerçado muito além das letras, como também nos números; a aprender a estabelecer seu pensamento crítico e ampliar seus conhecimentos gerais que inclui a importância das pessoas e do lugar onde vive.

Com o passar das décadas, o Brasil se torna cada vez mais carente de uma alfabetização qualificada, capaz de embasar cidadãos conscientes, donos de uma comunicação fundamentada e efetiva.

 
Para a professora Loretana Paolieri Pancera, 1ª Vice-Presidente do Centro do Professorado Paulista, é preciso a volta dos alfabetizadores, a nata dos textos habilidosos.

“Segundo os dados do IBGE, 6,89% de pessoas acima dos 15 anos não sabem ler ou escrever o que é uma pena porque a presença dos famosos alfabetizadores na sala de aula é, como nos velhos tempos da escola pública com ensino de qualidade e não como ele vê nos textos de escrita e de leitura com uma enxurrada de gírias, e o que é pior, palavras fáceis escritas erradas, longe do vocabulário tão clássico, certo das épocas remotas.

O Centro do Professorado Paulista, desde a sua fundação em 1930, representava os antigos professores primários quando a alfabetização era trabalhada com muita competência pelos professores os quais se destacavam na carreira do magistério como formadores do intelecto e da escrita perfeita.

Mas o que acontece ? Na minha ótica de educadora que valoriza a boa escrita é preciso a volta dos alfabetizadores. A língua Portuguesa com termos puros, ou melhor “abrasileirados”, é gostoso de se ler, falar o melhor, entender.

Vamos escrever. Vamos ler. Mas tudo certinho. O respeito do CPP a todos os professores, em especial os alfabetizadores, que estão fazendo muita falta nas escolas” – afirma a 1ª vice-presidente do CPP.

Para o professor Silvio dos Santos, 2º vice presidente do Centro do Professorado Paulista, a alfabetização é o o primeiro e mais importante contato com a educação escolar.

“Em nossa vida, em tudo o que realizamos, começamos sempre com um primeiro passo. Se feito com segurança, o nosso caminhar futuro será muito mais seguro e tranquilo.

Na vida escolar se dá a mesma coisa. O primeiro passo é por demais importante. E nesse caso reporta-se à alfabetização. Por mais complexa que seja a vida estudantil a seguir, esse primeiro contato com a educação escolar é sem sombra de vida, o mais importante.

As grandes dificuldades que muitos dos nossos alunos sentem hoje, é porque em um passado, não tão distante assim, a alfabetização foi colocada em um segundo plano.

Em razão disso vamos neste 08 de setembro valorizar os professores alfabetizadores. Afinal são eles que permitem a segurança dos passos futuros das nossas crianças” – conclui o professor Silvio.