Quem já não ouviu falar de histórias em reinos com florestas encantadas e lindas princesas como a Cinderela, a Branca de Neve ou a Chapeuzinho Vermelho?

Para quem gosta de deixar a imaginação solta a dica é a  exposição no  Sesc Interlagos – Grimm Agreste – baseada nos “Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos” dos irmãos Grimm. Um lugar onde o imaginário alemão e o brasileiro ganha um especial apoio das 43 xilogravuras  assinadas pelo renomado artista nordestino José Francisco Borges. O resultado é incrível. Um lugar composto por seis espaços temáticos, espalhado por 2.150 metros.

Os alemães Jacob e Wilhelm Grimm eram irmãos. Os dois escritores  viveram no século XIX e povoaram a imaginação de crianças e adultos num mundo mágico, cheio de personagens como reis, dragões, lobos, bruxas, monstros entre outras criações folclóricas. Cenário de puro encantamento: poder atravessar uma floresta irresistivelmente encantada ao sons de muitos pássaros -; ser surpreendido por livros falantes e escadas coloridas. Caixinhas e panelas mágicas. Um grande cenário onde as aventuras são narradas por vozes de artistas como Francisco Cuoco que resgatam, com sucesso, um folclore que sobrevive à passagem do tempo.

 

“A exposição é rica em detalhes. Há  uma excelente equipe de monitores, muito bem treinados, que dá uma boa assistência. Tudo prende a atenção das crianças”,  afirma a professora Letícia Cortez, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Plácido de Castro, do bairro Capela do Socorro, zona sul de São Paulo. “Já trabalhamos em sala de aula para complementar as histórias à maneira deles. Os alunos dominam as histórias, interagem o tempo todo e exploram todos os sentidos ouvindo, enxergando, tateando as brincadeiras propostas na exposição, complementa a professora Maria Lúcia Renno, também da EMEF Plácido de Castro.

 

Com os olhos atentos às milhares de atrações coloridas e falantes da exposição estava a turma do professor Wanderley Avendano, da Escola Estadual Professora Vicentina Aparecida Tamborino, do bairro Grajaú, em São Paulo. O professor também elogia a iniciativa do Sesc Interlagos em apresentar uma exposição tão interativa. “Muito boa. Os alunos aprendem ouvindo e vendo os personagens. Uma ótima proposta para incentivar  a imaginação e a criatividade”, conclui o professor.  

 

Os alunos do professor Wanderley estavam radiantes com cada surpresa que encontravam: “Aprendemos coisas novas com os irmãos Grimm”, indagou  Luiz Fabiano dos Santos, 10 anos.“Muito legal o passeio. Gostei da oportunidade que a escola nos deu para conhecermos essas histórias.”,  falou René de Souza, de 10 anos. Com os olhos brilhantes, Jean Pablo, de 9 anos, traduz muito bem  o sucesso da exposição: “Jamais vou esquecer este momento. Agradeço a minha escola por ter me trazido aqui. Gostei de tudo, principalmente da floresta com passarinhos. Curti muito as histórias dos irmãos Grimm. Um abraço aos irmãos Grimm!”, exclamou o aluno.

Acesse aqui a galeria de fotos

 

Serviço
A exposição estará aberta ao público até o dia 31 de agosto de 2014. 
De quarta a domingo, incluindo feriados, das 10h às 16h30
Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial
Ingressos para o Sesc: De R$ 1 a R$ 7

Agendamento Gratuito para escolas:
O Sesc Interlagos realiza agendamento gratuito para grupos organizados como escolas,  para visitas com ou sem mediação na Exposição pelo site www.sescsp.org.br/grimmagreste

 

Secom/CPP