Foto: da esquerda para direita - Reinaldo Polito, Aurora Fioretti Novais e Loretana Pancera

A reforma do ensino médio é protagonista de muita discussão.
 

Frente à importância do assunto, a Academia Paulista de Educação realizou, em 24 de agosto, no teatro do CIEE, o Seminário Ensino Médio – Situação Atual e Perspectivas.
 

O professor Polito, presidente da Academia Paulista de Educação, revelou o desejo da entidade em contribuir para que fossem elucidadas as efetivas alterações que a medida traz para o ensino.
 

“É preciso cuidado porque algumas informações equivocadas são passadas para frente de maneira cristalizada, mas que as pessoas acabam por adotá-las como realidade. Um evento como esse elimina todas as dúvidas porque contamos com três excepcionais especialistas”, afirmou o presidente da APE.
 

Convidada para ministrar a palestra, Maria Helena Guimarães de Castro, secretária-executiva do MEC, abordou os pontos polêmicos, elucidou a proposta do ensino médio e traçou os rumos a serem tomados a partir do novo modelo. Entre os aspectos apresentados, a secretária destacou a importância na formação de professores.
 

“O maior desafio é a formação de professores, algo essencial para qualquer reforma possa se concretizar. Nenhuma reforma sai do papel se não tiver coragem para investir pesado na área da formação”, enfatizou a secretária.
 

O evento teve a presença de dois especialistas que apontaram os efeitos e debateram as expectativas da implementação: o professor Francisco Cordão, Membro Titular da Academia Paulista de Educação e Presidente da Peabriru Educacional – e o  professor Amin Aur, conselheiro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo e membro honorário da Academia Paulista de Educação.
 

Entre os presentes estavam as professoras Loretana Paolieri Pancera, primeira vice-presidente do CPP, Aurora Fioretti Novais, diretora do Instituto Sud Mennucci, Maria Silvia Iara Fernandez Chiste, segunda-secretária, e os professores: Sebastião Mário dos Santos, diretor para Ensino Superior, e Edgard José Fiusa, diretor de comunicação da entidade.