Diretora da Sede Regional do CPP de São Bernardo presta solidariedade à Escola Estadual Pedra de Carvalho
Com o lema ‘Ninguém solta a mão de ninguém. A Educação muda a lei!”, a diretora da Sede do Centro do Professorado Paulista de São Bernardo do Campo visitou a Escola Estadual Pedra de Carvalho, no Jardim Vera Cruz, juntamente com Aldo Santos, membro da diretoria da Apeoesp, para levar apoio e solidariedade aos professores e profissionais da Educação contra o fechamento do espaço. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (20).
Além da repulsa pelo fechamento da Escola Estadual Pedra de carvalho, o Departamento Jurídico do CPP respalda e move processo administrativo para que a unidade não seja fechada. Segundo a professora Laismeris Cardoso de Andrade, a luta em defesa da Escola Pedra de Carvalho também exige a readmissão da diretora exonerada.
Pais, alunos e professores da Escola Estadual Professora Pedra de Carvalho, no Jardim Vera Cruz, em São Bernardo, realizaram nesta quarta-feira (22/9) ato em protesto sobre notícias de que o colégio seria fechado. A comunidade escolar é contra o fechamento do colégio pela sua história no bairro, além do prejuízo que alunos e pais teriam. O ato não mira apenas o Estado, mas também a Prefeitura, proprietária do imóvel que agora o quer de volta. As administrações estadual e municipal garantem que a escola não irá fechar, mas passará a atender apenas o curso Fundamental I, sob gestão do município.
A comissão de mobilização instituída divulgou carta aberta contra o fechamento da Escola Pedra de Carvalho.
A ESCOLA ESTADUAL PEDRA DE CARVALHO RESISTE!
O Governador de São Paulo e o Prefeito de São Bernardo do Campo decidiram pelo FECHAMENTO desta unidade escolar a partir do fim do segundo semestre letivo deste ano, ou seja, em 2022 a escola PEDRA DE CARVALHO não existirá. Essa decisão foi tomada sem qualquer diálogo com os professores da escola e muito menos com os pais, os alunos e a comunidade, que tem nossa escola como referência fundamental da educação na região e na cidade. Uma escola é mais do que um prédio, pois representa histórias de vida, memórias gratificantes que carregamos por toda nossa existência e espaço de aprendizagens e relações afetivas marcantes.
Reiteramos as autoridades que respeitem os alunos, a comunidade, a gestão e os educadores, pois a educação é prioridade na vida comunitária e no desenvolvimento pessoal e coletivo de um país. Tal decisão atingirá negativamente as escolas estaduais próximas que serão obrigadas a integrar este grande número de alunos em escolas distantes da sua casa.
Todos nós, professores e alunos da escola nos mobilizarmos para que a E.E. Pedra de Carvalho seja MANTIDA em seu pleno funcionamento, e que seja descartada esta arbitrária decisão de fechar a escola. Participe das nossas atividades assinando o abaixo assinado contra o fechamento da nossa escola, compartilhando nossas informações e participando das nossas lutas e resistências. No centenário do nascimento de Paulo Freire, podemos retomar o sentido e a importância da escola e da educação: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.