O Centro do Professorado Paulista – Regional de Limeira (CPP) fez um balanço de suas atividades em 2013. “Foi um ano excepcional, no qual comemoramos nosso Jubileu de Pérola (30 anos) trabalhando muito, sempre em prol da educação”, enfatizou a diretora-geral, Doracy Alves da Costa Arcaro.
Neste ano, o CPP de Limeira avançou num antigo sonho: o projeto Casa do Professor, que consiste na construção de casas para receber educadores aposentados em situação de risco. “Por meio de reunião intermediada pelo vereador José Farid Zaine, também vice-diretor do CPP, e o prefeito de Limeira, Paulo Hadich, o CPP conquistou a concessão de uso de espaço de terreno. Agora, vamos esperar os trâmites burocráticos para a concessão da área e buscarmos apoio financeiro para a construção do espaço”, explicou Doracy.
O CPP reformulou seu site, passou a integrar o Conselho Municipal de Saúde de Limeira (CMS) e, ainda, promoveu cinco reuniões bimestrais com os professores representantes de escolas. A entidade também esteve à frente nas discussões da VIII Conferência Conjunta de Educação Municipal (COCEM), fez parceria com o Instituto Brasileiro de Formação de Educadores e promoveu o curso de Hatha Yoga.
Na área cultural, o CPP realizou, com o apoio da Prefeitura, a 12ª edição do Canta Limeira – Festival Nacional de MPB, que recebeu a inscrição de 233 músicas, sendo 42 do município e 191 de vários estados do Brasil. A associação atuou no Verso e Voz, estimulando a leitura e interpretação de poesias, como também esteve à frente da IV Limeira Patchwork, que reuniu cerca de 90 expositores e movimentou público de 10 mil pessoas durante três dias. Além disso, o CPP organizou viagens culturais e de passeio.
Por meio da oficina de teatro promovida pela associação, o Grupo CPP Teatro, dirigido pelo professor, ator, diretor profissional, José Farid Zaine, apresentou o Auto do Padre e a intervenção teatral Auto de São Benedito.
Coroando os feitos na área cultural, o CPP Regional de Limeira recebeu o Diploma Parceiro da Arte e da Cultura, concedido por meio de decreto legislativo, cujos homenageados – 12 no total – foram indicados pela Secretaria da Cultura, com aprovação da Câmara dos Vereadores.
“Este foi um ano de muito trabalho e realizações. Esperamos que em 2014 seja um ano de novas lutas e conquistas. Todos os professores estão convidados a integrar nossa associação que, acima de tudo, luta pelo direito dos educadores e pela qualidade da Educação”, finalizou Doracy.
SECOM/CPP