Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de Novembro, a Sede Regional do Centro do Professorado Paulista em São Bernardo do Campo realizou uma ‘Tarde Cultural’ com roda de conversa na última sexta-feira (25).
Participaram associados do ABCDMRR, entidades e sindicatos como Apeoesp, Aproffib , Apase, Aprofeps, Abrapops e Apampesp. O debate constituiu a realidade dos negros no Brasil com depoimentos reais, pelos participantes, que asseguram a necessidade de ações de consciência humana sobre a data.
“Precisamos da consciência humana da sociedade, a consciência vigilante dos irmãos negros na luta pela cidadania para assim derrubarmos o estado de subalternidade de uns e de superioridade de outros, instalados desumanamente”, disse Laismeris Cardoso de Andrade, diretora da Sede Regional, em seu discurso.
Segundo ela, é importante acabar com o preconceito que está presente na fala, nos gestos, na escola, no clube, no mercado. “Devemos preparar uma política social em todos os setores, requerendo mudanças plurais. A superação do racismo empenha ações de verdadeira cidadania, que se traduz na consciência e na prática de que todos são Iguais perante a Lei.”