Atualizado em 19 junho, 2023 às 14:34
Encontro terá participação dos professores Telma Vinha e Cesar Nunes, ambos da Unicamp
A sede regional do CPP em São Carlos realiza, na segunda-feira (19), às 9h, mais uma edição do ciclo de debates “Diálogos CPP”. O tema do encontro é “Violência Extrema nas Escolas: causas, consequências e caminhos”.
O debate terá a participação de duas referências na área acadêmica: a professora Telma Vinha e o professor Cesar Nunes, ambos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A mediação será do sociólogo Cesar Callegari, consultor educacional do CPP e presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA).
O evento, uma iniciativa do Professor Azuaite Martins de França, diretor do CPP São Carlos e segundo vice-presidente da entidade, tem apoio da Secretaria Municipal da Educação de São Carlos e da Diretoria Regional de Ensino do município.
Telma Vinha é doutora em Educação, professora da Unicamp e integrante do comitê técnico do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). Já Cesar Nunes é professor titular na área de Filosofia e Educação da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Para ambos, o encontro é de grande importância para atuações cooperativas.
“Pretendemos abordar uma pesquisa que mostra o aumento expressivo desse tipo de violência em escolas brasileiras, as características desse fenômeno, as causas interrelacionadas e os fatores envolvidos. Esse conhecimento é necessário para que as ações de enfrentamento e prevenção sejam coerentes com a natureza desse tipo de violência e atuem também nas causas”, enfatizaram os professores, em entrevista ao site do jornal Primeira Página de São Carlos.
Além de propostas, os palestrantes apresentarão resultados de pesquisas que mostram aspectos de maior e menor eficácia em relação ao combate à violência no ambiente escolar.
“Focaremos também na escola como espaço privilegiado de prevenção das violências, de proteção e de promoção do bem-estar e da convivência democrática. Contudo, não podemos pensar em escolas isoladamente, mas em processos de transformação visando a melhoria de redes e sistemas com um todo nessa área”, complementaram.
Já Cesar Callegari destacou ao periódico são-carlense que a iniciativa do CPP é muito importante e oportuna. “Há uma sensação de insegurança no cotidiano das escolas. Tem muita coisa a ser feita para proteger crianças, jovens e professores, e é fundamental conhecer as causas, por onde surgem as formas de violência. Será um debate importante e com pessoas qualificadas”.
O evento acontecerá na sede do CPP São Carlos, localizada na Rua Lúcio Rodrigues, 11, Vila Prado. Os interessados devem confirmar presença por meio do WhatsApp (16) 2107-4100. Haverá certificado de presença ao final do seminário.
A palestra, na íntegra, será disponibiliza posteriormente aos professores pela TV Web CPP, canal da entidade no YouTube.