Em 2013, o percentual de educadores de escolas públicas que utilizaram a internet durante as aulas foi 46%, número que representa crescimento de 10% sobre 2012. Os dados foram divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, por meio da pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.
O estudo foi realizado com 994 escolas das redes públicas e privadas do País. Na lista de recursos mais usados pelos professores, estão imagens, figuras, ilustração ou foto, textos, questões de prova, vídeos, jogos, apresentações e programas especializados em educação. A coleta de dados foi feita entre setembro e dezembro do ano passado, quando mais de 900 diretores de escola, 800 coordenadores pedagógicos, 1.500 professores e aproximadamente dez mil alunos foram entrevistados.
Apesar do crescimento, a pesquisa revelou também que a velocidade de conexão é menor em escolas públicas do que em privadas. 43% das unidades particulares dispõem de velocidade entre 5 e 10 mega. Do outro lado, as escolas públicas, em sua maioria (52%), contam com conexão de até 2 mega. De qualquer forma, é certo que a sala de aula tem dado cada vez mais espaço para o uso do computador com internet.
Secom/CPP