O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza o curso ‘A Saúde dos profissionais da Educação: reflexões e práticas’, no período de 16 a 17 de outubro,  com o intuito de discutir a saúde física e mental no ambiente escolar, a começar pelos professores. As aulas serão às segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h30.
 

Por meio de estudos e exercícios práticos sobre inteligência emocional, saúde, mental, práticas corporais, o curso propõe uma dinâmica mais saudável para um melhor convívio entre toda a comunidade envolvida. Como objetivos específicos da parte teórica, uma discussão sobre o cenário atual da escola e dos profissionais de educação quanto às condições de trabalho e a ausência do cuidado com a saúde física e mental, além de propor mudanças de hábitos individuais e coletivos para reverter este cenário. Entre os tópicos abordados estão: Panorama geral da educação no século XXI – Qual é o contexto?; Síndrome de bournout e o esgotamento dos professores – O que isso tem causado?; Equilíbrio em sala de aula: inteligência emocional e saúde mental – Como iniciar uma mudança?
 

Na segunda parte, o curso oferece diferentes práticas contemplativas para que os participantes possam experimentar e refletir sobre seus benefícios, além de provocar reflexões sobre autocuidado, autoconhecimento e promoção da saúde e bem-estar integrais. Os tópicos abordados são: presença e atenção plena a partir do corpo – O corpo como ferramenta de autocuidado e autoconhecimento; Definição de mindfulness (presença e atenção plena) e práticas contemplativas; Prática de atividades centradas no corpo: body scan (varredura corporal), respiração, exercícios de alongamento baseados no Yoga  e no Tai Chi Chuan – Registro reflexivo individual e colheita coletiva; Presença e atenção para a natureza – Caminha meditativa; Exercícios de conexão com a natureza – despertar o olhar, o ouvir e o sentir; Registro reflexivo individual e colheita coletiva; Presença e atenção plena através da arte – Desenhar e pintar mandalas; Dança e fotografia, reflexão final sobre o curso – o que percebi/refleti sobre mim? O que levo comigo? O que deixo para trás?

 

A aula do dia 25 de outubro acontece no Parque do Ibirapuera, com  Denise Curi – educadora, doutora em ciências, especialista em pedagogia da cooperação, promove processos de aprendizagem e desenvolvimento integral. Tem formação em Hatha Yoga Clássica, facilita a “Caminhada ao Longo do Tempo” e colabora com diversas iniciativas, como: Escola Schumacher Brasil e o Jogo da Política e Patricia Tostes – graduada em Marketing. Passou a se dedicar à área da educação após uma marcante experiência no sertão do Piauí. É idealizadora do projeto Adubados – com foco no desenvolvimento humano e saúde mental, que por meio de formações, auxilia educadores e crianças a construírem juntos um ambiente escolar mais saudável.

 

Informações e inscrições pelo site ou na unidade do Sesc no Estado de São Paulo.