A Secretaria Municipal da Educação informa que os professores de Matemática da Rede Pública da cidade de São Paulo terão a oportunidade de ingressar em um curso gratuito de mestrado. Estão abertas, até as 17h do dia 5 de setembro, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pelo site www.profmat-sbm.org.br.

O PROFMAT é um curso semipresencial realizado em uma Rede Nacional no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Em São Paulo, o curso será oferecido pelo Instituto Federal São Paulo (IFSP) por meio de uma parceria entre a instituição, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a SBM. Serão disponibilizadas 20 vagas para toda a cidade. Desse total, 80% serão destinadas a professores da rede pública que atuam na docência de Matemática.

Para participar do Exame Nacional de Acesso é necessário possuir diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou ser estudante de curso superior cujo diploma venha a ser emitido, no máximo, até à data de início das matrículas.Todos os professores da rede pública aprovados no PROFMAT receberão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) uma bolsa mensal no valor de R$ 1.500,00.

A SME complementa , ainda que, as inscrições são realizadas após o preenchimento do formulário de inscrição no site da Profmat-SBM, é preciso gerar o boleto bancário, no próprio site, para o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 53,00. As provas serão aplicadas em 1º de novembro, em local a ser divulgado no site do Instituto Federal São Paulo.
 
Acompanhe as informações pelo edital.

Mestrado Profissional em Letras – Também estão abertas, até 18 de agosto, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso para o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) pelo site do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição responsável pela coordenação do curso. Em São Paulo, o curso será oferecido pela Universidade de São Paulo (USP), onde serão ministradas as aulas presenciais. A instituição disponibilizará 14 vagas para toda a cidade.

Veja mais informações no edital.

Saiba mais sobre a UAB – A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior, mestrado profissional, especializações e aperfeiçoamentos, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos pelo público em geral.

Em São Paulo, 18 polos da UAB entraram em funcionamento nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) em 2013, oferecendo diferentes cursos de licenciatura, especialização e aperfeiçoamento por 13 universidades parceiras. Em junho deste ano, a Capes aprovou mais 13 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos CEUs e um na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gilberto Dupas, na zona norte da capital. Somados aos 18 polos já existentes, são 32 polos da UAB na capital.

Secom/CPP