Um olhar crítico sobre o reducionismo nutricional nos dias atuais e a promoção da alimentação adequada e saudável na escola: esses são os assuntos centrais do curso de formação docente “Do nutricionismo à comida de verdade: o papel da escola na promoção da alimentação adequada e saudável”. Oferecido pela ACT Promoção da Saúde em parceria com O Joio e O Trigo, o curso é gratuito, online, e destinado a professoras e professores do ensino fundamental ou médio, de todos os componentes curriculares, de escolas públicas ou privadas. Inscrições abertas neste link.

Ao longo do curso, que tem carga horária de 30 horas, palestrantes e professoras analisam e refletem sobre o desafio de articulação entre os componentes curriculares da educação básica e o tema da alimentação saudável e nutrição. E também abordam sugestões e dicas de como realizar ações de promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar. Além de atividades assíncronas, a formação contará com três encontros online ao vivo, para dialogar a respeito do conteúdo, aprofundar conhecimentos e trocar experiências para inclusão do tema nas atividades pedagógicas.

O curso parte do pressuposto de que a escola é um espaço propício para a articulação entre saúde e educação, sendo um ambiente favorável para a realização de vivências e reflexões sobre temas diversos, dentre eles a alimentação e nutrição e todas as suas dimensões. Os estudantes passam boa parte do seu dia na escola, onde realizam refeições, constroem interações sociais, valores e consciência cidadã. Ao integrar as reflexões sobre alimentação e nutrição no cotidiano escolar, em diálogo com o currículo escolar, professores e professoras potencializam o desenvolvimento do senso crítico dos escolares e facilitam a realização de escolhas alimentares conscientes e mais saudáveis.

NUTRICIONISMO

A formação é baseada no livro Nutricionismo, a ciência e a política do aconselhamento nutricional, do pesquisador australiano Gyorgy Scrinis (Editora Elefante, 2021). O autor ministra a primeira das oito aulas do curso, abordando as características da teoria que começou a cunhar na década passada, ao fundir as palavras nutrição e reducionismo para denunciar que leituras isoladas de nutrientes favorecem hábitos alimentares descontextualizados e padrões alimentares não saudáveis.

O curso também apresenta o pensamento de Jaqueline Moll e seu conceito de educação integral, em que a alimentação é entendida como ferramenta pedagógica e transversal ao currículo, nas múltiplas perspectivas do ambiente alimentar na escola, do território, da intersetorialidade e dos aspectos sociais e culturais dos educandos.

QUEM REALIZA O CURSO

A ACT Promoção da Saúde é uma organização não governamental que atua na promoção e na defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física. Juntas, essas quatro pautas representam os principais fatores de risco evitáveis para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). O trabalho da ACT também inclui os direitos humanos e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável .

O Joio e O Trigo é um projeto jornalístico especializado na investigação sobre alimentação e doenças crônicas. Desde 2017 expomos como as estratégias corporativas interferem e afetam uma alimentação adequada, e buscamos entender como é possível construir sistemas alimentares saudáveis.

SOBRE O CURSO

Do nutricionismo à comida de verdade: o papel da escola na formação de hábitos saudáveis

Curso online e gratuito

Público: professoras e professores do ensino fundamental ou médio, de todos os componentes curriculares, de escolas públicas ou privadas.

Período do curso: de 20 de junho a 02 de setembro

Carga horária: 30 horas

Inscrições abertas até dia 3 de junho. Basta acessar neste link.