A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para o curso de Educação Midiática, que irá trabalhar a reflexão sobre jornalismo, novas mídias e educação. O conteúdo foi desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta e pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.
A formação é destinada a professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental e médio e tem como intuito ampliar a reflexão sobre o campo de atuação jornalístico-midiático, que faz parte do componente Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – tanto no ensino fundamental (anos finais) quanto no ensino médio.
Apesar do enfoque, todos os profissionais podem participar — professores da educação básica de todas as disciplinas, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais que têm o desafio de implementar a BNCC na sua escola e/ou rede. As aulas abrangem letramento midiático por meio da análise, da produção, da circulação e da redistribuição de informação e de opinião, ensino-aprendizagem na educação básica que envolvam o trato ético e crítico com a informação e a opinião nos tempos e espaços escolares.