Parceria entre a CAPES e a Uema oferece 300 mil vagas em cinco cursos
 

Atenção, professores da educação básica e alunos de licenciatura! Estão abertas as inscrições para os cursos sobre ensino virtual, oferecidos pela parceria entre a CAPES e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).   

Os cursos, on-line e gratuitos, oferecem 300 mil vagas em cinco modalidades:    

Psicologia da Educação: Trata do estudo científico da Psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do profissional e trabalha as correntes psicológicas básicas que abordam a evolução da Psicologia e da Educação. Link para inscrição.

Desenho Didático para o Ensino On-line: Apresenta os aspectos básicos do planejamento para o ensino mediado por tecnologias. Pautado no cenário atual da relação entre tecnologias digitais e educação, o curso trabalha algumas ferramentas usadas na produção de materiais didáticos, mediação pedagógica e avaliação. Link para inscrição.    

Como Produzir Videoaulas:

Oferece técnicas básicas para a produção de videoaulas e mostra a importância do planejamento e da construção de um bom roteiro na hora de criar de vídeos educacionais. Link para inscrição.   

Mediação em EaD: Mostra os aspectos que envolvem o trabalho da tutoria na educação a distância, as funções do professor/tutor e suas competências e habilidades para trabalhar em cursos mediados por tecnologias. A formação também mostra os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas usadas no processo ensino-aprendizagem. Link para inscrição. 

Multimeios em Educação: Apresenta as possibilidades que os multimeios oferecem para a construção de estratégias de aprendizagem para diferentes contextos e públicos. O ensino se dá a partir de situações de aprendizagem envolvendo comunicação, engajamento, curadoria e planejamento com as tecnologias digitais mais utilizadas no contexto educacional. Link para inscrição.    

Os cursos preparam os profissionais para trabalhar com ferramentas on-line, tanto durante a pandemia de COVID-19, como no retorno às aulas presenciais. Mais de 90 mil professores e alunos de licenciatura já se inscreveram.