Creche, ensino fundamental, médio e faculdade dão dedução; reforço escolar fica de fora

Quem paga a escola dos filhos ou faz algum curso oficial que garanta dedução no Imposto de Renda pode informar os gastos para ter desconto no imposto a pagar ou ganhar restituição maior na declaração de 2021. O limite de dedução do gasto com educação é de R$ 3.561,50 no ano e não há parcela mensal.

Na hora de declarar, é preciso ter muito cuidado, só cursos de ensino oficial que entram no IR. Gastos com escola de inglês, dança, música e outras não dão desconto. Reforço escolar também não entra na conta.

Quais despesas com escola podem ser deduzidas?

Apenas cursos de educação oficial podem entrar na declaração. Isso significa que as despesas com creche, ensino infantil, fundamental, médio e faculdade entram na regra. Também é possível deduzir gasto com mestrado e doutorado.

O contribuinte pode ainda obter desconto ao informar gasto com educação técnica ou tecnológica. Segundo as regras da Receita, o ensino técnico é “destinado a proporcionar habilitação profissional a alunos matriculados ou egressos de ensino médio”. Já o ensino tecnológico é aquele que “corresponde a cursos de nível superior na área tecnológica”.

Dão desconto na declaração:

Educação infantil: creches e pré-escolas
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino técnico e tecnológico (educação profissional)
Ensino superior, incluindo graduação, especialização, mestrado e doutorado

Não dão desconto no IR:

Cursos de inglês
Cursinho pré-vestibular ou preparatório para concursos
Material escolar e para elaboração de dissertação de mestrado
Compra de livros
Gasto com transporte
Compra de uniforme
Cursos extras como natação, dança, informática
Reforço escolar e outras aulas particulares 

 

Anote: CPP oferece serviço on-line até 26 de abril

Devido às restrições da fase vermelha do Plano São Paulo, o Centro do Professorado Paulista disponibiliza o serviço da declaração do Imposto de Renda Ano-base 2020 on-line.

O atendimento será realizado aos associados e cônjuges até 26 de abril.
 

Fonte: Agora SP