“Oh! Bendito o que semeia livros à mão cheia. E manda o povo pensar! O livro, caindo n’alma – É germe que faz a palma, é chuva – que faz o mar!”

Os versos de Castro Alves, em sua obra Espumas Flutuantes, de 1870, expressa com exatidão a essência do livro “Descobrir-se autor”, organizado pelo vereador professor Eliseu Gabriel, com textos e desenhos dos alunos participantes das escolas municipais de  São Paulo e os das Academias Estudantis de Letras. 

A obra  faz parte das atividades da 5ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, criada por Lei Municipal 14.999/090 do vereador Eliseu. O lançamento foi uma festa. O auditório Prestes Maia, da Câmara Municipal de São Paulo, ficou lotado para celebrar o lançamento da obra.  A Banda da Guarda Civil da Cidade de São Paulo deu o tom da comemoração.

A mesa foi composta por membros de instituições que apoiaram a iniciativa como José Carlos Venâncio, da Editora Aquariana, que editou o livro Descobrir-se Autor. Também Luiz Carlos Ghilardi, Presidente do Sinesp – Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo, e pelo professor Arnaldo Ribeiro dos Santos, representando o professor Nery Palhares, presidente da APROFEM – Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo.

A professora Maria Cláudia Viana Junqueira, que também fez parte da mesa, representou o professor José Maria Cancelliero, presidente do Centro do Professorado Paulista. O professor Edgard José Fiusa, diretor da Secretaria de Comunicação do CPP, estava presente no evento.

Para a professora Maria Cláudia Viana Junqueira, a união das instituições foi de fundamental importância para a realização do projeto. “Parabéns às instituições que somaram forças para esta ação tão importante. E, também, aos professores, como a querida Suelizinha (idealizadora da Academia Estudantil de Letras), por tudo o que nós fizemos. E parabéns a vocês, estudantes, porque são a razão da existência desse projeto que sensibiliza a gente. Dá orgulho. Faz a gente sentir aquela paixão pelo magistério e pela educação. Parabéns ao Eliseu, pela iniciativa de fundamental importância.”

“É uma emoção muito grande. As escolas da rede municipal participaram e tiveram seus textos selecionados. O resultado foi ainda melhor do que esperava. Houve uma participação coletiva. Uma maneira de incentivar as pessoas a estudarem e lerem ainda mais, afirmou o vereador Eliseu Gabriel, idealizador do projeto.

As alunas Lúria Peres Pinto, Yasmin Rios e Tawane Monteiro, todas da AEL Ana Maria Machado, da EMEF Amadeu Amaral, puderam ver o texto editado no livro. “Logo iremos para o Ensino Médio. É importante para a gente mostrar nossa interação e o processo de mudança”, explica Lúria.

O sucesso de “Descobrir-se autor” é o resultado de uma semeadura fecunda num solo fértil. É a garantia de uma colheita próspera e consciente para a educação e para a cidadania. 

O lançamento foi em 24 de junho de 2016. Confira algumas fotos abaixo. 

{gallery}descobrir{/gallery}