Nesta quinta-feira (18) escolas de todo o Brasil participam do Dia de Aprender Brincando, iniciativa global promovida pela segunda vez no Brasil pela Cidade Escola Aprendiz. A data incentiva a prática de brincadeiras e outras atividades externas durante o período de aula. Em 2016, mais de 18 mil crianças de 138 escolas brasileiras participaram da ação.

 

A data acontece em um momento em que estudo com mais de 12 mil pais e crianças em 10 países, incluindo o Brasil, mostra que as crianças de hoje em dia têm cada vez menos tempo para brincar em espaços abertos. O levantamento foi conduzido pela Edelman Intelligence, entre 2016 e 2017, e revelou que 88% dos pais ao redor do mundo acreditam que hoje em dia os filhos brincam muito menos ao ar livre do que eles em sua infância – no Brasil, esse número sobe para 91%. Por outro lado, 9% das crianças (6% no Brasil) afirmaram que não brincam em espaços abertos em seu dia a dia.

 

Outro dado que chama a atenção no levantamento é o fato de que 93% dos pais também acreditam que, sem o brincar, as crianças não adquirem uma educação completa – 92% no Brasil. O brincar é reconhecido por eles como um fator crítico para o desenvolvimento infantil, com a clara maioria deles (98%) concordando que esta é uma forma para que seus filhos aprendam habilidades para a vida.

 

Pais e escolas podem ter mais informações e se inscrever para a iniciativa pelo site, em que também é possível pesquisar mais sobre a iniciativa, além de ter acesso a diversas sugestões de atividades para fazer com as crianças ao ar livre não apenas neste dia, mas o ano todo.