Os testes são gratuitos, sigilosos, não requerem jejum e o resultado saem na mesma hora.

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – o Iamspe – promove um mutirão para testagem da população para Hepatite C, em sua sede. Os exames são gratuitos.

 

A Hepatite C tem cura e os tratamentos disponíveis são eficazes e rápidos. O exame é simples – apenas uma gotinha de sangue. No entanto, a doença é silenciosa e, se não tratada, pode levar à cirrose hepática, câncer de fígado e à necessidade de transplante. 

 

Atualmente, a Hepatite C é a principal causa de óbito entre as hepatites virais – segundo o Boletim Epidemiológico 2017 do Ministério da Saúde. 

 

É transmitida pelo contato de sangue saudável com sangue contaminado e as três principais causas prováveis são uso compartilhado de seringas contaminadas (ou qualquer objeto perfurante-cortante), transfusão de sangue e relações sexuais desprotegidas.

 

O foco é fazer o diagnóstico e indicar o tratamento assim que possível, principalmente para a Hepatite C.

 

Ela destaque que a doença é silenciosa, já que o fígado não costuma dar sintomas. Quando temos sintomas de fígado, como olhos amarelados, a barriga d’água, pés inchados, o paciente já tem mais de 90% do fígado destruído.

 

O Iamspe fica na Rua Pedro de Toledo, 1755 – 1º andar – Vila Clementino, São Paulo. O atendimento será por ordem de chegada.

 

Atendimento: Das 8 horas às 11h30

                    Das 13 horas as 17 horas

 

* É necessário ter direito ao IAMSPE para ter acesso ao exame.

Informações pelo telefone (11) 4573-8000.