Comemoração ao aniversário do Luiz Gonzaga tem programação com batalha de sanfoneiros, exposição e dezenas de trios pé-de-serra homenageando o rei do baião

 Um dos principais patrimônios culturais do Nordeste tem uma data para chamar de seu. Desde 2005, instituído por lei federal, em 13 de dezembro é festeja o Dia Nacional do Forró. A data foi escolhida de forma especial por ser o dia de nascimento do maior mestre da sanfona na história da música brasileira, o rei do baião Luiz Gonzaga (1912-1989).

Se estivesse vivo, Gonzaga estaria completando 104 anos e para celebrar essa data importante o Centro de Tradições Nordestina (CTN) vai promover a primeira edição em São Paulo do evento Viva Gonzagão, que tradicionalmente acontece em Exú, cidade de nascimento de Luiz Gonzaga. O evento faz parte do calendário especial de festejos dos 25 anos da entidade.

As comemorações acontecem no final de semana dos dias 10 e 11 de dezembro, a partir das 13h, e promete movimentar o espaço de cultura com uma programação danada de boa, marcada por homenagens ao cantor e ao tradicional ritmo do Nordeste.

De acordo com a presidente do CTN, Christiane Abreu, o objetivo do evento é manter viva a memória daquele que continua sendo referência. “Luiz Gonzaga foi e continua sendo um ícone não só para os nordestinos, mas para todo o Brasil, como aquele que cantou a alegria, lamentações e história de um povo forte e valente”, pontua a presidente.    

 

Homenagens

Mais de 50 músicos entre grupos de forró e trios pé-de-serra vão passar pelo palco do CTN, cantando os principais sucessos de Gonzaga como Asa Branca, Que nem jiló e Xote das Meninas.  

No quesito gastronomia, o CTN vai homenagear o grande Rei do Baião, comercializando seu famoso baião de dois em pequenas porções no valor de R$ 10,00.

A exposição fotográfica Viva Gonzagão vai trazer retratosdos principais momentos da carreira musical do artista. Da estreia nas rádios do Rio de Janeiro, passando pelas premiações e principais palcos onde forrozeiro se consagrou e deixou sua marca.]

No sábado (10), a atração principal é o musical infanto-juvenil “Viva Gonzagão” da companhia de teatro e dança Trupe Trupé. O público é convidado a cantar, brincar e se divertir com músicas, números cênicos, máscaras e personagens que englobam o rico repertório de Luiz Gonzaga.

Para esquentar ainda mais o clima e fazer o público “arrastar a chinela”, haverá uma acirrada Batalha de Sanfoneiros. O desafio pretende colocar jovens e antigos sanfoneiros frente a frente para tocar músicas do repertório do Rei do Baião. Os candidatos serão julgados pela habilidade e talento com o fole da sanfona e a grande final acontece no domingo (11).    

Na terça-feira (13), a partir das 17h, a programação conta com uma missa à Santa Luzia, uma das figuras religiosas mais reverenciadas na cultura popular e também fonte de inspiração para o nome do “Mestre Lua”.   

 

CTN 25 anos

Há 25 anos, o Centro de Tradições Nordestinas cumpre essa missão de abraçar sotaques, cores e sabores da região mais arretada do Brasil, na maior cidade nordestina fora do Nordeste: São Paulo.

É notória a abrangência do trabalho do CTN para as comunidades da Zona Norte, para a cidade e o estado de São Paulo. O trabalho cultural, social e religioso desenvolvido no centro atrai mensalmente mais de 80 mil pessoas, entre nordestinos, paulistanos, turistas de todo o Brasil e do mundo.

Em 2016, a entidade completa 25 anos de história comprometida com a comunidade nordestina e sua responsabilidade social. Ao longo de um ano, serão realizadas diversas ações e atividades que marcarão os festejos dessa data tão especial.

Centro de Tradições Nordestinas, há 25 anos um pedacinho do Nordeste em São Paulo.

Programação

Sábado 10/12 – Entrada Gratuita

14h00 – Concurso Sanfoneiros – eliminatória

14h30 – Trupe Trupé com show “Viva Gonzaga”

15h00 – Concurso Sanfoneiros – eliminatória

 

Domingo 11/12 – Entrada Gratuita

16h – Concurso de Sanfoneiros

18h – Cortejo de Sanfoneiros – batalha sanfoneiros

 

SERVIÇOS:

Viva Gonzagão do CTN

Data: 10 e 11 de dezembro

Local: Centro de Tradições Nordestinas

End.: Rua Jacofer, 615 – Bairro do Limão – São Paulo
Telefone: (11) 3488-9400 / www.ctn.org.br