Em evento realizado na Universidade Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, a presidente, Dilma Rousseff, afirmou que as universidades comunitárias favorecem a interiorização do ensino superior. Segundo ela, se não fossem as vagas de tais universidades, muitos brasileiros não teriam condições financeiras para se formar nas capitais. 

 

A presidente disse que as instituições promovem democratização da educação e formam profissionais para o desenvolvimento do país. Na solenidade, Dilma foi homenageada por reitores pela criação da Lei 12.881, que qualifica as instituições comunitárias de educação superior. Assim, essas universidades têm direito de receber recursos orçamentários, bem como participar de editais reservados para universidades públicas.

 

As faculdades comunitárias mantêm atendimentos em clínicas, hospitais, postos de saúde e fazem trabalhos sociais de extensão e oferecem bolsas de estudo. A maioria delas está em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Além do benefício citado, a lei sancionada pela presidente concede outros benefícios a instituições comunitárias, como participação na partilha dos 75% dos royalties do petróleo. 

 

SECOM/CPP