Foto: divulgação

Nesta sexta-feira (13), a professora Mercia Magalhães lança seu primeiro livro “Kaya” com uma História de Representatividade onde propõe o debate sobre representação negra nas escolas, trazendo para as salas de aula a aplicação da Lei 10.639/2003, que tem como finalidade implementar o ensino de história e cultura afro-brasileira. O lançamento foi na Biblioteca Olíria de Campos Barros, em Diadema.

Em entrevista no jornal do Grande ABC, Mércia disse que além de todo o processo para escrita, avalia que todos os educadores se sentiram incomodados com as dificuldades que tantas crianças e adolescentes tiveram na pandemia para dar continuidade aos estudos. “Esse livro também nasce dessa inquietação e dessa tentativa  de mudar a realidade”, conclui.

A data de lançamento não poderia ser mais simbólica: 13 de maio, dia da abolição da escravatura no Brasil. Ao final da entrevista disse que foi uma oportunidade para refletir a verdadeira história que foi romantizada no decorrer do tempo. Segundo ela estamos em constantes e incansáveis lutas por chão, pão e pertencimento.