Cuidado com saúde emocional nas escolas torna-se ainda mais indispensável após pandemia de covid-19

Nem sempre é fácil lidar com as questões emocionais que cercam o dia a dia de crianças e professores. Dos desafios do processo de ensino e aprendizagem às dificuldades para lidar com as diferenças geracionais, a inteligência emocional é imprescindível para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. E, ao longo da pandemia de covid-19, esse se tornou um ponto de preocupação ainda maior. Por isso, o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que atende a rede pública municipal de quase 300 municípios em todo o país, lançou o e-book “Educando as emoções”.

“Sentir as emoções é o que torna a vida rica.” A frase, de Daniel Goleman, aparece logo no começo da edição e lembra a importância de não ignorar os sentimentos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz, entre os aprendizados necessários para os estudantes, as chamadas competências socioemocionais. Para a editora de conteúdo do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Manoella Soares, “não podemos nos esquecer de que a escola é um organismo vivo. Para que funcione bem, ela depende da saúde de todas as partes que a formam. E a saúde mental é uma parte muito importante para isso”.

Com exercícios pensados para serem feitos em sala de aula, o e-book é um guia prático para educadores de todas as regiões do país. Passo a passo, é possível acessar e explorar cada uma das emoções que formam um ser humano complexo. Além do autoconhecimento, também são trabalhadas habilidades como a empatia, o autocontrole e a tomada de decisões. “O objetivo é possibilitar momentos de troca emocional entre professores e estudantes e também entre as próprias crianças. Muitas questões podem ser resolvidas quando há a oportunidade de olhar para si mesmo e para os outros com atenção e cuidado”, finaliza Manoella. O e-book “Educando as emoções” pode ser acessado gratuitamente no link https://bit.ly/3OnDsqz

 

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 385 mil alunos em quase 300 municípios brasileiros.

Foto Crédito: Divulgação/ Aprende Brasil